NOTÍCIAS

Coura traz Congresso para o Brasil

18 de setembro de 2012

rnO Brasil superou o Cazaquistão e vai sediar, em 2016, a 24ª edição do WMC – Congresso Mundial de Mineração/World Mining Congress (www.wmc.org.pl), filiado à Organização das Na&ccedil

rn

O Brasil superou o Cazaquistão e vai sediar, em 2016, a 24ª edição do WMC – Congresso Mundial de Mineração/World Mining Congress (www.wmc.org.pl), filiado à Organização das Nações Unidas . Trata-se de um dos mais tradicionais e expressivos eventos do setor, que se realiza a cada três anos desde 1958, atraindo delegações de 50 países com aproximadamente 2.000 integrantes. Esta será a primeira vez que o país recebe o evento. Quem comandou a articulação da candidatura brasileira foi Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), presidido pelo mineiro Fernando Coura.

rn

O instituto foi acionado pelo Ministério de Relações Exteriores em razão de representar mais de 85% da produção mineral brasileira, através das mineradoras a ele associadas. Para fortalecer a posição brasileira, o Instituto articulou outros apoios junto ao governo federal – em especial por meio do Ministério de Minas e Energia – atraindo ainda a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e as principais mineradoras atuantes no Brasil, como a Vale, além da prefeitura do Rio de Janeiro, onde o evento será realizado. Outras parcerias institucionais já estão em fase de definição pelo IBRAM ,como as principais universidades do Brasil, os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Informação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

rn

Em reuniões realizadas ontem e hoje, em Viena,na Áustria, o presidente do IBRAM, José Fernando Coura (foto), e o Diretor de Assuntos Minerários, Marcelo Ribeiro Tunes, apresentaram ao Comitê Internacional Organizador/International Organizing Committee as credenciais do IBRAM para realizar o WMC em 2016 e também a infraestrutura da cidade do Rio de Janeiro para receber os congressistas. Segundo Fernando Coura, a escolha do Brasil foi um reconhecimento à importância do país no setor mineral mundial. Ele lembrou que na América do Sul, um continente minerador, o WMC só foi realizado uma vez, no Peru, na década de 1970. “Agora, graças ao empenho do governo, que deu todo o apoio possível ao IBRAM para que nós conduzíssemos os entendimentos, o Brasil, que é uma potencia no setor mineral, com reservas de diversos minérios e um imenso potencial para novas jazidas e novos negócios, vai receber o congresso.

rn

 

rn

rn

O WMC, ao ser realizado no país, certamente abrirá novas perspectivas de desenvolvimento para a indústria da mineração além de atrair investimentos, com reflexos positivos nos indicadores socioeconômicos, o que beneficiará todos os brasileiros”, diz Coura.

rn

 

Fonte: Blog do PCO

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre certificação de ouro de empresas atuantes no Brasil

6 de janeiro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza em janeiro pesquisa com as empresas produtoras de ouro que atuam no Brasil para estruturar…

LEIA MAIS

Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM participa de evento na Suíça sobre rastreabilidade do ouro

2 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, desembarcou na Suíça para participar de workshop sobre rastreabilidade do…

LEIA MAIS