NOTÍCIAS

CPRM ELABORA ESTUDO SOBRE A GEODIVERSIDADE DO TOCANTINS

15 de outubro de 2015

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Secretaria do Planejamento e Orçamento do Tocantins (Seplan) se reuniram em Palmas para discutir propostas do Zoneamento Ecológico-Econômico

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Secretaria do Planejamento e Orçamento do Tocantins (Seplan) se reuniram  em Palmas para discutir  propostas do Zoneamento Ecológico-Econômico do estado, desenvolvido pela Secretaria e do projeto de Levantamento da Geodiversidade  realizado pela  CPRM. O plano da Seplan   está em fase de finalização. Já o estudo do Serviço Geológico teve as atividades retomadas este ano.

Os levantamentos das geodiversidades estaduais tiveram início em 2009, quando foram apresentados os primeiros mapas, livros e SIG com uma síntese dos grandes geossistemas formadores do território nacional. Além de explicar as limitações e potencialidades, de acordo com obras de engenharia, agricultura, recursos hídricos, fontes poluidoras, recursos minerais e geoturismo. É uma base para a análise da constituição litológica da supra e infra-estrutura geológica.

Tocantins, Rio de Janeiro e Paraná serão os próximos estados a terem os mapas de geodiversidade elaborados pela CPRM. A previsão para a entrega do estudo em Tocantins está prevista para dezembro. 

A reunião, que aconteceu dia 02 de outubro, contou com a participação de membros da Seplan,  Naturatins, SEDETUR e UFT. Teve ainda a presença do superintendente regional de Goiânia, Luiz Fernando Magalhães e dos coordenadores do Levantamento da Geodiversidade, Maria Angélica Ramos, Maria Adelaide Maia, Edgar Shinzato e Marcelo Eduardo Dantas, além dos técnicos Mauricio Gomes, Márcio Costa Abreu e Davi Souza.

Fonte: CPRM
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS

IBRAM é recebido na Tencent, maior empresa de tecnologia da China e 6ª no mundo

12 de janeiro de 2024

A inovação tecnológica desempenha um papel fundamental na mineração sustentável. O desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias são conquistas…

LEIA MAIS