NOTÍCIAS

CPRM está próxima de finalização de relatório sobre potencial mineral nos mares

10 de janeiro de 2013

rnA Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) está finalizado um relatório sobre o potencial mineral de uma área de 3 mil km² localizada em águas internacionais do Atlântico, em uma r

rn

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) está finalizado um relatório sobre o potencial mineral de uma área de 3 mil km² localizada em águas internacionais do Atlântico, em uma região conhecida como Alto do Rio Grande – situada a mais de 1.500 km da costa brasileira. Os pesquisadores encontraram indícios de ferro, manganês e cobalto. Os recursos para continuação do projeto estão no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na ordem de R$ 90 milhões previstos para os próximos anos.

rn

Enquanto isso, no fundo do oceano

rn

A equipe de pesquisadores da CPRM acaba de realizar o primeiro mapeamento do que se encontra sob a água do mar de Fernando de Noronha, a 545 km de Recife. A expedição, realizada em novembro coletou amostras de rochas e sedimentos à profundidade de até 50 m. Como incluiu áreas inseridas em unidades de conservação federais, a companhia solicitou licença do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para realizar a expedição na região. Um dos cuidados adotados para manter o equilíbrio ecológico da ilha, foi o uso de uma câmara acoplada ao casco da embarcação para orientar a ancoragem.

rn

O estudo faz parte do Programa de Geologia Marinha, que visa avaliar o potencial mineral e científico da Plataforma Continental Jurídica Brasileira. Para o trabalho, foi adquirido um martelo inercial para coleta de material mais resistente, como as magmáticas e sedimentares.

rn

Antes do trabalho de coleta, a equipe do CPRM realizou no início do ano mapeamento do fundo do mar a partir de uma aeronave. A tecnologia, chamada Shoals-1000T, utiliza dois feixes de laser, um verde e um infravermelho. O primeiro registra o relevo e o segundo calcula a lâmina-d água.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Brasil Mining Site

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Dia Mundial do Meio Ambiente: a mineração brasileira e a Agenda ESG

5 de junho de 2023

* Por Raul Jungmann – Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de…

LEIA MAIS

ESG é caminho sem volta para mineração e outros setores empresariais

3 de novembro de 2020

Mineração e outros setores têm que estar engajados na adoção dos fundamentos de ESG, sigla em inglês para se referir…

LEIA MAIS

Mining Hub tem taxa de sucesso de 25% no primeiro ano

18 de fevereiro de 2020

O Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…

LEIA MAIS