NOTÍCIAS

Crescem vendas da indústria

9 de outubro de 2012

rnAs vendas da indústria mineira cresceram 7,29% em agosto de 2012 em comparação com o mês anterior, puxadas pelo mercado interno e pelas exportações. Esse é o quarto mês consecutivo de

rn

As vendas da indústria mineira cresceram 7,29% em agosto de 2012 em comparação com o mês anterior, puxadas pelo mercado interno e pelas exportações. Esse é o quarto mês consecutivo de resultados positivos no faturamento do setor, que vem sendo puxado pela indústria de transformação, numa reação aos incentivos do adotados pelo governo federal e à proximidade do fim do ano. Descontados os efeitos sazonais, a expansão ficou em 1,46% no período. Os números estão do relatório da pesquisa Indicadores Industriais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), divulgado ontem. Os resultados só não foram melhores porque a indústria extrativa mineral vem puxando os números para baixo. Isso não significa, porém, que a retração no faturamento será zerada até o fim do ano.

rn

“Para zerar essa conta, seria necessário que as vendas da indústria mineira crescessem 0,7% ao mês entre setembro e dezembro, mas isso vai depender da performance do setor extrativo-mineral”, diz Lincoln Gonçalves Fernandes, presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da Fiemg. Na comparação entre agosto e julho, o faturamento que mais cresceu foi o de produtos químicos, que avançou 27,05%, seguido de máquinas e equipamentos (13,59%) e celulose, papel e papelão (12,11%). “A indústria mineira está mais otimista, principalmente por causa dos incentivos federais e do aumento da demanda para atender os pedidos do fim de ano”, diz Érika Cristina Mendes Amaral, economista da entidade. Apesar disso, de janeiro a agosto, os resultados ainda foram negativos em 1,05%.

rn

De acordo com ela, a expansão do faturamento da indústria de produtos químicos ocorreu por causa da elevação no número de pedidos tanto no mercado interno quanto no externo. As exportações de produtos farmacêuticos e o aumento nas vendas de adubos e fertilizantes, por causa do início safra, influenciaram o resultado. No setor de metalurgia básica, as vendas aumentaram 7,63% em agosto, puxadas pelo mercado interno e pelas exportações. O reajuste nos preços do aço, ocorrido em meados do mês de julho, também influenciou o resultado. No segmento automotivo, o avanço foi de 5,05% em agosto na comparação com julho, amparado pelo IPI reduzido e pela queda na taxa de juros para compra de automóveis. Já a indústria extrativa mineral, que tem peso significativo no estado, registrou queda dessazonalizada de 0,48% nas vendas no período. 

rn

 

Fonte: Estado de Minas

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

IBRAM participa do XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa

10 de outubro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de…

LEIA MAIS

Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS