NOTÍCIAS

Crusader vai comprar planta de britagem de empresa brasileira para projeto no MT

26 de abril de 2016

O acordo, que é exclusivo por 90 dias e tem valor de aproximadamente R$ 8 milhões, prevê equipamentos reformados e de segunda mão

A Crusader assinou opção de compra para adquirir uma planta de britagem e moagem da empresa brasileira Minerales Equipamentos e Aços Especiais, de Minas Gerais, para o projeto de ouro Juruena, no Mato Grosso. O acordo, que é exclusivo por 90 dias e tem valor de aproximadamente R$ 8 milhões, prevê equipamentos reformados e de segunda mão.
 
A planta inclui um britador reformado de segunda mão e um circuito de moagem e peneiramento, com capacidade para tratar até 300 toneladas por dia. Também estão previstos um sistema de britagem em três estágios e um moinho de bolas, de segunda mão, que foi comprado recentemente pela fornecedora brasileira. As informações são de comunicado enviado ao mercado na quinta-feira (21).
 
O contrato foi fechado na modalidade turn key, ou seja, por um valor fechado para o equipamento ser produzido, instalado e posto em funcionamento, o que reduz os riscos de construção e de comissionamento. No comunicado, a Crusader menciona a Minerales como uma empresa ligada à GNA Corporation. O Notícias de Mineração Brasil pesquisou e identificou que as duas empresas têm sede em São José da Lapa (MG).
 
A Minerales e a GNA têm a mesma descrição econômica na Receita Federal, mas possuem CNPJs diferentes. O diretor-geral da Crusader, Rob Smakman, disse, por telefone ao Notícias de Mineração Brasil, que a Minerales Equipamentos e Aços Especiais e a GNA Corporation “são a mesma empresa”. O comunicado ao mercado diz que a GNA já fornece equipamentos para a mina de minério de ferro Posse, da Crusader, localizada em Minas Gerais.
 
“A disponibilidade de equipamentos de segunda mão no Brasil nunca esteve tão boa e em conjunto com o poder de compra do dólar americano com o câmbio atual, nós temos uma oportunidade única de acelerar Juruena para entrar em produção”, afirmou Smakman no comunicado ao mercado.
 
A Crusader trabalha no estudo conceitual de Juruena. Nesse período, muitos fornecedores de equipamentos foram procurados pela mineradora para cotações tanto para equipamentos novos quanto para usados. Essas informações foram usadas para uma análise financeira de custos e viabilidade. Segundo a empresa australiana, a GNA foi quem apresentou a proposta mais competitiva.
 
A decisão da Crusader de exercer a opção de compra para a planta de britagem e moagem vai depender do resultado do estudo conceitual de Juruena, levando em conta as condições do mercado e os resultados de sondagem do projeto. A mineradora disse que duas plataformas de sondagem chegaram no site para realizar a campanha de sondagem diamantada de 6 mil metros.
 
Além de Juruena, que é o carro-chefe da mineradora, a Crusader produz minério de ferro em Posse, em Minas Gerais, e tem os projetos de ouro Borborema, no Rio Grande do Norte, e de lítio Manga, em Goiás, que é uma parceria com a também australiana Lepidico.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS

Avaliação de riscos e implantação de projetos pode representar 25% do total de investimentos em obras industriais implantadas no Brasil, diz painelista do e-Mineração

12 de junho de 2023

O segundo painel do e-Mineração em 2023 vai tratar do tema “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”….

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS