NOTÍCIAS

CSIRO, Imdex e Olympus desenvolvem Lab-at-Rig

2 de outubro de 2015

O CSIRO desenvolveu, em parceria com a Imdex e Olympus, a tecnologia Lab-at-Rig®, sob a observação do Centro de Pesquisa Cooperativa de Tecnologias para Exploração Subterrânea (DET CRC), que permite analisar cara

O CSIRO desenvolveu, em parceria com a Imdex e Olympus, a tecnologia Lab-at-Rig®, sob a observação do Centro de Pesquisa Cooperativa de Tecnologias para Exploração Subterrânea (DET CRC), que permite analisar características químicas e minerais de rochas encontradas em um furo após alguns minutos de perfuração. “Lab-at-Rig ® é um importante avanço para a indústria, por causa de sua economia nos processos de perfuração, exploração e operações globais de mineração”, diz Yulia Uvarova, Líder do Projeto Futuro CSIRO Lab-at-Rig ®.

rn

 A nova tecnologia caracteriza-se pela análise automatizada de mineralogia e geoquímica dos furos realizados no local exato de perfuração, oferecendo ainda os métodos de amostragem e controle de qualidade frequentemente utilizados. “Se as empresas de mineração ou exploração têm informações em tempo real sobre a mineralogia e a química, consegue planejar o que fazer a seguir; se precisam perfurar mais profundamente ou realizar novas perfurações ou até parar”. “Em última análise, Lab-at-Rig ® irá proporcionar uma melhor tomada de decisão e produtividade para as operações de recursos minerais”, diz o Dr. Uvarova.

rn

 O sistema Lab-at-Rig ®, é equipado com uma sonda de perfuração de diamante e por uma unidade de remoção de sólidos da AMC Imdex, que inclui: unidade de preparação de amostras de coletas de sólidos, raio X Olympus fluorescente e sensores de difração de raio X para proporcionar a química e mineralogia da amostra, respectivamente, e a capacidade de carregar dados para plataforma baseada em nuvem do REFLEX, onde pode ser analisado e fornecido de volta ao explorador. O projeto, orçado em US$ 11 milhões, é uma parceria do CSIRO, Imdex, Olympus, Universidade de Adelaide e Universidade Curtin.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Brasil Mineral

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Os desafios e tendências na gestão de barragens de rejeito serão debatidas em fórum organizado pelo IBRAM em julho

12 de junho de 2023

O setor mineral brasileiro estará reunido nos próximos dias 5 e 6 de julho para compartilhar os desafios, entraves, novidades…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta oportunidades comerciais para exposição de marcas na EXPOSIBRAM 2022

1 de julho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reuniu nesta quinta-feira (30/06) diversos representantes de empresas do setor mineral e de outros segmentos econômicos…

LEIA MAIS