rn Custos crescentes poderiam reduzir consideravelmente a habilidade das mineradoras de elevar o fornecimento de minério de ferro, o que pode representar um crescimento da produção global menor em relaç
rn
Custos crescentes poderiam reduzir consideravelmente a habilidade das mineradoras de elevar o fornecimento de minério de ferro, o que pode representar um crescimento da produção global menor em relação às expectativas, mantendo o mercado apertado, disseram representantes de importantes produtores mundiais nesta terça-feira.
rn
Com a alta dos custos atrasando novos projetos, há pouco risco de excedente no mercado global de minério de ferro até o final desta década, afirmou o vice-presidente minério e chefe a área comercial da ArcelorMittal Mineradora, Simon Wandke, em uma conferência em Pequim.
rn
“Está difícil obter projetos dado o ambiente atual”, disse o vice-presidente de vendas de minério de ferro da BHP Billiton, Michiel Hovers, em uma conferência do setor em Pequim. BHP e Fortescue disseram que não há atrasos em seus projetos de expansão.
rn
Mineradores estão considerando atrasos em alguns projetos para ajudar a manter os preços do minério de ferro no nível atual de 140 dólares a tonelada – um valor pelo menos três vezes superior a seu custo de mineração.
rn
Mas alguns analistas estimam que o mercado terá excedente por volta de 2013 ou mais cedo, com sinais de que a demanda de aço na China está esfriando e as mineradoras estão preparando grande expansão.
rn
A demanda de aço na China deve crescer 6 por cento em 2012 a 5,8 por cento em 2013, abaixo da média de 12,8 por cento de crescimento anual durante o período 2008-2011, de acordo com projeções da Bank of America-Merril Lynch.
rn
Mas Vale, Rio Tinto e BHP juntas planejam produzir 61 por cento, ou 404 milhões de toneladas, mais minério de ferro em 2016 do que fizeram em 2011, e Fortescue Metals espera produzir mais 100 milhões de toneladas além das três grandes mineradoras.
rn
BHP disse que o crescimento da demanda de minério de ferro da China estava prevista para continuar, uma vez que grande parte do país tem um consumo per capita relativamente baixo.
rn
Fonte: Reuters
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reuniu nesta quinta-feira (30/06) diversos representantes de empresas do setor mineral e de outros segmentos econômicos…
LEIA MAIS2100 participações 100% virtuais, 35 palestrantes e moderadores, 9 painéis com temas de grande relevância para o setor mineral e…
LEIA MAISO contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.
LEIA MAIS