rnO Diretor-Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso, falou sobre a importância da sétima edição do Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e do Congresso
rn
O Diretor-Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso, falou sobre a importância da sétima edição do Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e do Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea (CBMINA), ao participar na tarde de terça-feira (10), em Belo Horizonte, juntamente com o Chefe de Gabinete, Ildeumar Fonseca, da abertura do evento, que reuniu profissionais do setor mineral, do governo e da academia para trocar experiências e debater maneiras de garantir o desenvolvimento e os avanços tecnológicos da mineração brasileira.
rn
rn
rn
Para Dâmaso, o evento vem se caracterizando, ao longo dos anos, entre os mais importantes fóruns de discussão técnica sobre lavra a céu aberto, lavra subterrânea, meio ambiente, mineração e os aspectos econômicos e legais ligados à atividade. “A sétima edição mostra que a mineração brasileira investe com seriedade para superar o desafio de incorporar conceitos e práticas de desenvolvimento sustentável”, destacou.
rn
rn
rn
Na quarta-feira, 11, ao participar do workshop “Benchmarking em operação de minas”, Dâmaso ressaltou a importância da participação dos estudantes de Engenharia em um congresso como o CBMINA, no qual acontecem debates técnicos que visam contribuir com o aperfeiçoamento e capacitação dos novos profissionais. “Aqueles que estão aqui, com certeza, chegarão mais preparados ao mercado em relação àqueles que tiveram a oportunidade, mas não participaram destas discussões”, afirmou.
rn
rn
rn
Ainda de acordo com o Diretor-Geral, o Congresso permitiu aos participantes conhecer os avanços tecnológicos e as soluções de problemas adotados pela indústria mineral nas áreas de lavra a céu aberto e de lavra subterrânea; discutir as práticas rotineiras de seus processos produtivos em palestras, trabalhos técnicos e a exposição e equipamentos e serviços.
rn
rn
rn
Durante três dias, profissionais do setor mineral, do governo e da academia buscaram mostrar maneiras de garantir o desenvolvimento e crescimento da atividade minerária brasileira, bem como incentivar a habilitação e a qualificação de mão de obra para o setor.
rn
rn
rn
rn
O CBMINA
rn
rn
rn
O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineral (Ibram) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 10 a 12 de julho, reuniu estudantes de graduação e pós-graduação, de cursos ligados à área de mineração, que puderam interagir diretamente com profissionais das empresas do setor, gerando, assim, oportunidades de contatos e de ingressar em um mercado de trabalho que tem se mostrado cada vez mais aberto a novas contratações.
rn
Fonte: DNPM
Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…
LEIA MAISO diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esteve no Ministério da Cultura, na tarde desta 5ª feira…
LEIA MAISPublicação reúne cases de mineradoras associadas, destacando ações concretas de promoção da equidade de gênero, inclusão de PcDs e combate…
LEIA MAIS