NOTÍCIAS

Dâmaso participa da sétima edição do CBMINA

13 de julho de 2012

rnO Diretor-Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso, falou sobre a importância da sétima edição do Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e do Congresso

rn

O Diretor-Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso, falou sobre a importância da sétima edição do Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e do Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea (CBMINA), ao participar na tarde de terça-feira (10), em Belo Horizonte, juntamente com o Chefe de Gabinete, Ildeumar Fonseca, da abertura do evento, que reuniu profissionais do setor mineral, do governo e da academia para trocar experiências e debater maneiras de garantir o desenvolvimento e os avanços tecnológicos da mineração brasileira.

rn

 

rn

 

rn

Para Dâmaso, o evento vem se caracterizando, ao longo dos anos, entre os mais importantes fóruns de discussão técnica sobre lavra a céu aberto, lavra subterrânea, meio ambiente, mineração e os aspectos econômicos e legais ligados à atividade. “A sétima edição mostra que a mineração brasileira investe com seriedade para superar o desafio de incorporar conceitos e práticas de desenvolvimento sustentável”, destacou.

rn

 

rn

 

rn

Na quarta-feira, 11, ao participar do workshop “Benchmarking em operação de minas”, Dâmaso ressaltou a importância da participação dos estudantes de Engenharia em um congresso como o CBMINA, no qual acontecem debates técnicos que visam contribuir com o aperfeiçoamento e capacitação dos novos profissionais. “Aqueles que estão aqui, com certeza, chegarão mais preparados ao mercado em relação àqueles que tiveram a oportunidade, mas não participaram destas discussões”, afirmou.

rn

 

rn

 

rn

Ainda de acordo com o Diretor-Geral, o Congresso permitiu aos participantes conhecer os avanços tecnológicos e as soluções de problemas adotados pela indústria mineral nas áreas de lavra a céu aberto e de lavra subterrânea; discutir as práticas rotineiras de seus processos produtivos em palestras, trabalhos técnicos e a exposição e equipamentos e serviços.

rn

 

rn

 

rn

Durante três dias, profissionais do setor mineral, do governo e da academia buscaram mostrar maneiras de garantir o desenvolvimento e crescimento da atividade minerária brasileira, bem como incentivar a habilitação e a qualificação de mão de obra para o setor.

rn

 

rn

 

rn

 

rn

O CBMINA

rn

 

rn

 

rn

O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineral (Ibram) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 10 a 12 de julho, reuniu estudantes de graduação e pós-graduação, de cursos ligados à área de mineração, que puderam interagir diretamente com profissionais das empresas do setor, gerando, assim, oportunidades de contatos e de ingressar em um mercado de trabalho que tem se mostrado cada vez mais aberto a novas contratações.

rn

 

Fonte: DNPM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub tem taxa de sucesso de 25% no primeiro ano

18 de fevereiro de 2020

O Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…

LEIA MAIS

Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS

Sindirochas e Abirochas juntos no MME para discutir a CFEM

3 de dezembro de 2018

Os presidentes do Sindirochas, Tales Machado, e Abirochas, Reinaldo Sampaio, se reuniram com a Secretária de Geologia e Mineração e…

LEIA MAIS