A Universidade Estadual de Wichita é ser um propulsor essencial educador, cultural e econômico para o Kansas e o grande público e conta com setor de pesquisa de doutorado, com quase 15.000 estudantes
A Dassault Systèmes, a empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia a inauguração de um novo espaço junto à Airbus na Universidade Estadual de Wichita – WSU (Wichita State University). O local será utilizado pelas empresas globais para desenvolvimento de novas tecnologias no Campus de Inovação da WSU.
“Esse é o começo de uma nova era na Universidade Estadual de Wichita, uma oportunidade para os estudantes trabalharem ao lado de profissionais experientes, ganhando conhecimento sobre ferramentas e processos utilizados pela indústria. Vemos essa iniciativa como um modelo para futuras parcerias em área como negócios, educação, saúde, artes e ciências”, afirma John Bardo, Presidente da WSU.
“Instituições de ensino superior como a Universidade do Estado de Wichita desempenham um importante papel no desenvolvimento econômico”, diz Dennis Alvord, Secretário Adjunto para Assuntos Regionais para a Administração de Desenvolvimento Econômico (da sigla em inglês: EDA, Economic Development Administration) dos Estados Unidos. “O EDA está orgulhoso da sua sólida parceria com a WSU que gerou investimento de US$ 10 milhões para ajudar a criar o impressionante Campus de Inovação que hoje atrai empresas de classe mundial para a região e realiza um papel fundamental na formação da nova geração de profissionais para competir por empregos em manufatura avançada e outras posições de alta demanda.”
Como parceiros do Campus de Inovação da WSU, a Airbus Engineering e a Dassault Systèmes têm acesso à sua infraestrutura de suporte, incluindo os laboratórios de pesquisa, salas de reuniões, oportunidades de educação/formação e colaboração ilimitada com os professores, funcionários, estudantes e entidades empresariais.
Airbus Americas: Aprendizagem & Inovação aplicadas
Essas vantagens foram fundamentais para a decisão de mudança do centro de engenharia da Airbus Americas Wichita para o Campus de Inovação da WSU no começo de 2017. O prédio da Airbus possui dois andares, mais de 8 mil metros quadrados de construção e 300 colaboradores trabalhando em todos os produtos de aeronaves comerciais da Airbus, incluindo o design significativo da nova geração A350 XWB.
A Airbus também colabora com a WSU para aproveitar ao máximo o modelo de aprendizagem aplicado pela universidade, que envolve os alunos em projetos de engenharia do mundo real, ajuda a desenvolver habilidades fundamentais para os engenheiros, além de oferecer experiências aos estudantes enquanto reforça a competitividade da Airbus.
“O grupo de talentos para a área aeroespacial e de aviação da WSU está entre um dos mais ricos do mundo”, comenta John O’Leary, Vice-Presidente da Airbus Americas Engineering. “A expertise aeronáutica é reconhecida pela Airbus e globalmente. O Campus de Inovação só fará com que o conhecimento e experiência da universidade cresçam.”
Desde sua criação, a Airbus tem desempenhado um papel pioneiro na evolução da indústria de transporte aéreo internacional. Essa tendência continuará nas próximas décadas uma vez que a companhia utiliza soluções inovadoras para acelerar a aplicação de novas ideias e tecnologias para melhorar a eficiência econômica e o desempenho ambiental na aviação comercial.
A Airbus é uma das líderes globais em serviços espaciais, aeronáutica e outras atividades relacionadas. A organização oferece a mais completa frota de aviões de passageiros: de 100 até mais de 600 lugares. A Airbus é também uma líder europeia na oferta de aeronaves petroleiras, de combate, transporte e missão bem como é a empresa espacial número um na Europa e a segunda maior do mundo. Para helicópteros, a Airbus fornece as soluções mais eficientes para modelos Rotorcraft civis e militares globalmente.
Dassault Systèmes: o futuro do desenvolvimento e manufatura de produtos avançados
A Dassault Systèmes se encarregará da tecnologia e dos funcionários no novo centro de 3DEXPERIENCE para avançar no uso de novos modelos, como manufatura aditiva, que irão moldar o futuro da indústria.
O centro 3DEXPERIENCE, uma parceria única entre o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (do inglês National Institute for Aviation Research – NIAR) da Universidade de Wichita e a Dassault Systèmes, anunciado em 2015, reúne estudantes, pesquisadores e indústria, utilizando a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes e as Industry Solution Experiences para permitir o desenvolvimento avançado de produtos 3D, simulação virtual e a nova geração de manufatura.
“Nossa parceria com a Universidade Estadual de Wichita é um modelo de como instituições públicas e empresas podem trabalhar juntas para o avanço de novas tecnologias”, diz Michel Tellier, Vice-Presidente para a Indústria Aeroespacial & Defesa da Dassault Systèmes.
“Nosso novo centro de 3DEXPERIENCE ajudará as companhias a resolver os problemas de hoje enquanto treina a força de trabalho do amanhã. As técnicas avançadas de manufatura, pesquisa de novos materiais e inovação da simulação 3D que são reveladas nesta nova unidade terão impacto imediato na indústria aeroespacial e também serão aplicáveis a inúmeros outros setores no mundo.”
Os principais recursos do centro incluem o desenvolvimento de novos materiais de engenharia, simulação e otimização em multiescalas, manufatura avançada Multi-Robótica (MRAM) e certificação sob demanda.
O centro 3DEXPERIENCE se dedica à aceleração do desenvolvimento de produtos virtuais, manufatura e inovação tecnológica para empresas de aviação e de outras indústrias em projetos grandes ou pequenos, seja para estratégias de desenvolvimento de manufatura ou produtos, implementação de novas tecnologias ou solução de um desafio específico.
O Campus de Inovação na Universidade Estadual de Wichita
Ocupando 120 acres, o Campus de Inovação da WSU é uma comunidade interconectada de edifícios de parcerias em que empresas estabelecem operações e colhem os frutos dos vastos recursos da universidade: laboratórios que dão acesso a estudantes a aplicações do mundo real e a formação necessária para entrar com mais facilidade no mercado de trabalho; um espaço comunitário que oferece acesso a tecnologia e serviços que facilitam o desenvolvimento de produto, e áreas de uso misto que proporcionam a todos um lugar para aprender, trabalhar, morar e brincar.
A missão da Universidade Estadual de Wichita é ser um propulsor essencial educador, cultural e econômico para o Kansas e o grande público. A WSU conta com setor de pesquisa de doutorado, com quase 15.000 estudantes e oferece 59 programas de graduação em mais de 150 disciplinas de estudo em sete faculdades de graduação, que contam com 45 cursos de mestrado e 12 de doutorado em mais de 100 áreas. www.wichita.edu
Sobre a Dassault Systèmes
A Dassault Systèmes, a empresa 3DEXPERIENCE, fornece para empresas e pessoas universos virtuais para a criação de inovações sustentáveis. Suas soluções conhecidas mundialmente transformam a forma como produtos são desenvolvidos, produzidos e gerenciados. As soluções colaborativas da Dassault Systèmes incentivam a inovação social, ampliando as possibilidades de aprimorar o mundo real por meio do mundo virtual. A empresa entrega valor a mais de 220.000 clientes de todos os portes e indústrias, em mais de 140 países. Para obter mais informações, acesse www.3ds.com/pt-br.
3DEXPERIENCE, os logos Compass e 3DS, CATIA, SOLIDWORKS, ENOVIA, DELMIA, SIMULIA, GEOVIA, EXALEAD, 3D VIA, BIOVIA, NETVIBES e 3DEXCITE são marcas registradas da Dassault Systèmes e/ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Assessoria
A Anglo American e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), por meio…
LEIA MAISEm busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…
LEIA MAISEspecialistas debatem sobre direito minerário. Crédito: Divulgação O marco regulatório do direito minerário, os avanços da Agência Nacional de Mineração…
LEIA MAIS