NOTÍCIAS

De Beers estima alta nas vendas de diamantes

22 de outubro de 2012

rnPreço das pedras preciosas teve queda de 15% entre janeiro e setembrornA De Beers, maior produtora de diamantes do mundo em valor de mercado, afirmou na semana passada que tem expectativas “positivas” sobre a demanda de pedras pr

rn

Preço das pedras preciosas teve queda de 15% entre janeiro e setembro

rn

A De Beers, maior produtora de diamantes do mundo em valor de mercado, afirmou na semana passada que tem expectativas “positivas” sobre a demanda de pedras preciosas para as festas de fim de ano em todo o mundo.

rn

“Nós estamos cautelosamente otimistas por causa de informações preliminares recebidas recentemente”, afirmou Stephen Lussier, diretorexecutivo da Anglo American Plc em Londres.

rn

“O ano não será de vendas estrondosas como a que observamos em 2010 e 2011, mas as vendas serão um patamar decente, dado o ambiente econômico global.

rn

O preço dos diamantes brutos vem caindo nos últimos quatro meses e atingiu deságios de até 15% no acumulado do ano. O desaquecimento nas vendas na Ásia, principal mercado do mineral, foi o principal fator de queda nos preços. A demanda fraca na Europa (exceto a dos abastados turistas) também atingem o mercado de diamantes, de acordo com dados compilados pelo International Diamond Consultants, empresa especializada no mercado de diamantes. Desde 2009, a cotação da pedra havia subido a taxas de 20% ao ano, uma vez que os produtores reduziram a produção para adequar-se ao mercado.

rn

Feliz Natal

rn

O mercado mundial de diamantes deve crescer entre 3% e 5% neste ano. Em 2011, o setor registrou crescimento recorde de 10%, de acordo com informações da própria De Beers. A demanda na China deve ter uma alta entre 5% e 10%, a menor dos últimos anos. O Dia de Ação de Graças, o Natal, o festival indiano Diwali e o Ano Novo chinês são as datas mais importantes para os revendedores de diamantes.

rn

“O período compreendido entre entre este mês e fevereiro é crucial para a indústria”, disse Lussier, que também é presidente executivo da Forevermark, marca de varejo da De Beers. “Assim que nossas estimativas se concretizarem, nós provavelmente veremos uma alta de preços no ano que vem.

rn

A Anglo American comprou os 40% da De Beers que pertenciam à família Oppenheimer por US$ 5,1 bilhões, aumentando sua participação na mineradora em 85%. O governo de Botswana, país que abriga parte da produção de diamantes, é dona dos 15% restantes.

rn

 

Fonte: Brasil Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos de Diversidade

27 de outubro de 2020

A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…

LEIA MAIS

Soluções inovadoras para mineração são apresentadas no Mining Hub

10 de dezembro de 2020

4º ciclo do M-Start – crédito: dviulgação 13 startups apresentaram suas provas de conceito (POCs) no ‘DemoDay’, realizado na tarde…

LEIA MAIS