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De Beers estima alta nas vendas de diamantes

22 de outubro de 2012

rnPreço das pedras preciosas teve queda de 15% entre janeiro e setembrornA De Beers, maior produtora de diamantes do mundo em valor de mercado, afirmou na semana passada que tem expectativas “positivas” sobre a demanda de pedras pr

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Preço das pedras preciosas teve queda de 15% entre janeiro e setembro

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A De Beers, maior produtora de diamantes do mundo em valor de mercado, afirmou na semana passada que tem expectativas “positivas” sobre a demanda de pedras preciosas para as festas de fim de ano em todo o mundo.

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“Nós estamos cautelosamente otimistas por causa de informações preliminares recebidas recentemente”, afirmou Stephen Lussier, diretorexecutivo da Anglo American Plc em Londres.

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“O ano não será de vendas estrondosas como a que observamos em 2010 e 2011, mas as vendas serão um patamar decente, dado o ambiente econômico global.

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O preço dos diamantes brutos vem caindo nos últimos quatro meses e atingiu deságios de até 15% no acumulado do ano. O desaquecimento nas vendas na Ásia, principal mercado do mineral, foi o principal fator de queda nos preços. A demanda fraca na Europa (exceto a dos abastados turistas) também atingem o mercado de diamantes, de acordo com dados compilados pelo International Diamond Consultants, empresa especializada no mercado de diamantes. Desde 2009, a cotação da pedra havia subido a taxas de 20% ao ano, uma vez que os produtores reduziram a produção para adequar-se ao mercado.

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Feliz Natal

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O mercado mundial de diamantes deve crescer entre 3% e 5% neste ano. Em 2011, o setor registrou crescimento recorde de 10%, de acordo com informações da própria De Beers. A demanda na China deve ter uma alta entre 5% e 10%, a menor dos últimos anos. O Dia de Ação de Graças, o Natal, o festival indiano Diwali e o Ano Novo chinês são as datas mais importantes para os revendedores de diamantes.

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“O período compreendido entre entre este mês e fevereiro é crucial para a indústria”, disse Lussier, que também é presidente executivo da Forevermark, marca de varejo da De Beers. “Assim que nossas estimativas se concretizarem, nós provavelmente veremos uma alta de preços no ano que vem.

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A Anglo American comprou os 40% da De Beers que pertenciam à família Oppenheimer por US$ 5,1 bilhões, aumentando sua participação na mineradora em 85%. O governo de Botswana, país que abriga parte da produção de diamantes, é dona dos 15% restantes.

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Fonte: Brasil Econômico

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