Demanda chinesa impulsiona preços do minério de ferrornrn14/10/2010rnrn rnNas últimas duas semanas, os preços da commodity do mercado à vista subiram 8,3% para US$ 151 por tonelada.rnSegundo dados oficiais das
rn
14/10/2010
rn
rn
rn
Nas últimas duas semanas, os preços da commodity do mercado à vista subiram 8,3% para US$ 151 por tonelada.
rn
Segundo dados oficiais das autoridades de alfândega do país, a China importou 17,9% mais minério em setembro.
rn
O departamento de pesquisa do Morgan Stanley destaca que um dos principais elementos nessa mudança de cenário é a retomada das atividades das siderúrgicas chinesas.
rn
Além do feriado nacional, as siderúrgicas chinesas enfrentaram um racionamento de energia no mês passado. Com a retomada da produção, há um aumento na demanda por matéria-prima.
rn
Outro motivador da alta dos preços é o aumento da demanda apoiada na redução dos estoques chineses.
rn
A queda da qualidade do produto e os altos custos para a mineração já representam um empecilho para a produção doméstica da commodity. “Isso deve resultar no aumento da dependência de importação de minério”, sinaliza o relatório.
rn
Competição
rn
As exportações de minério brasileiras para a China representam hoje 22% do total importado pelo país, valor alinhado à média histórica.
rn
Esse crescimento da participação nacional se deve também à redução das exportações indianas. Segundo o relatório do banco, o enfraquecimento da Índia nesse momento já era esperado, uma vez que se deve à temporada de chuvas no país.
rn
rn
Brasil Ecinômico
rn