A demanda chinesa por minério de ferro vai desacelerar para um dígito, afirmou nesta terça-feira (20) Ian Ashby, presidente da divisão de minério de ferro da anglo-australiana BHP Billiton. O crescimento da demanda
A demanda chinesa por minério de ferro vai desacelerar para um dígito, afirmou nesta terça-feira (20) Ian Ashby, presidente da divisão de minério de ferro da anglo-australiana BHP Billiton. O crescimento da demanda do país asiático pela matéria-prima vai cair “para um dígito, se já não estiver neste patamar”, completou o executivo, conforme noticiam agências internacionais.
rn
Apesar da desaceleração chinesa, as principais mineradoras continuam defendendo investimentos bilionários em planos de expansão. No início deste ano, o governo da China reduziu a meta de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 7,5% em 2012 – o menor nível em oito anos. Mesmo assim, tanto a BHP Billiton como a anglo-australiana Rio Tinto continuam afirmando que estão avançando com seus planos para aumentar a produção de minério de ferro, bem como de outras commodities.
rn
“Embora a taxa de crescimento do PIB na China esteja desacelerando, nós permanecemos confiantes sobre as bases dos números que nós vimos de um pouso suave, com crescimento sólido para este ano”, afirmou à imprensa estrangeira, em evento na Austrália, o diretor-administrativo de projetos de expansão da dívida de minério de ferro da Rio Tinto, David Joyce.
rn
Aumento na produção
rn
A BHP Billiton tem planos de aumentar sua capacidade de produção de minério de ferro em Pilbara de 170 milhões para 220 milhões de toneladas por ano até 2014, subindo para 350 milhões até 2020. A previsão da Rio Tinto é expandir a produção da commodity metálica, de 225 milhões para 283 milhões de toneladas em 2013, chegando a 353 milhões em 2015.
rn
rn
Fonte: Info Money
O planejamento do fechamento de uma mina é questão estratégica para as mineradoras. Além dos aspectos relativos à segurança, estabilidade…
LEIA MAISAs perspectivas e oportunidades de bons negócios para a indústria mineral no Pará e no Brasil nas próximas décadas serão…
LEIA MAISO diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….
LEIA MAIS