NOTÍCIAS

Demanda fraca por aço afeta compras de minério na China–mercado

7 de agosto de 2012

rnO interesse de compra de cargas de minério de ferro pelo maior consumidor mundial, a China, permaneceu fraco com incertezas sobre quando a demanda por aço vai se recuperar, segundo fontes do mercado.rnPreços de referência

rn

O interesse de compra de cargas de minério de ferro pelo maior consumidor mundial, a China, permaneceu fraco com incertezas sobre quando a demanda por aço vai se recuperar, segundo fontes do mercado.

rn

Preços de referência de minério de ferro, que atingiram seu mais baixo nível em 31 meses na semana passada, poderiam cair ainda mais em meio a amplas ofertas do produto, com as mineradoras continuando a oferecer o produto, esperando que algumas usinas chinesas voltarão ao mercado para reabastecer os estoques.

rn

Minério de ferro de referência, com 62 por cento o teor de ferro, recuou 10 centavos, para 116,60 dólares a tonelada na segunda-feira, de acordo com Steel Index.

rn

Isso não fica longe dos 115,20 dólares alcançado na semana passada –o mais baixo desde 29 de dezembro de 2009 –embora os preços tenham se estabilizado após a queda acentuada nas duas semanas anteriores.

rn

A queda nos preços de aço chinês, que reflete uma procura fraca, cortou interesse por minério de ferro, forçando os pequenos produtores do maior mercado de aço do mundo a cortar a produção.

rn

Nos primeiros seis meses de 2012, a produção de aço bruto da China, que representa a metade do mundo, cresceu apenas 1,8 por cento ante o ano anterior. No mesmo período em 2011, a produção subiu cerca de 10 por cento.

rn

A Vale, maior exportador mundial de minério de ferro, está vendendo mais 147 mil toneladas, através de um leilão na terça-feira, disseram operadores. Ela vendeu duas cargas, totalizando mais de 300.000 toneladas, na segunda-feira.

rn

O fornecimento contínuo de minério por grandes produtores como a Vale e BHP Billiton também está ajudando a deprimir os preços, com os grandes exportadores continuando a empurrar cargas, com preços spot atuais ainda em cerca de três vezes o seu custo de produção.

rn

 

Fonte: Reuters

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ABNT publica norma sobre determinação da densidade real por picnômetro de vidro em minério de ferro

7 de maio de 2025

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 29 de abril, a norma ABNT NBR 17233:2025 – Minérios de…

LEIA MAIS

e-MINERAÇÃO realiza painel sobre descaracterização de barragens

2 de maio de 2022

Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos  no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…

LEIA MAIS

EXPOSIBRAM 2020 traz programação diversificada e 100% gratuita

13 de outubro de 2020

A programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020 – Belém) apresenta uma diversidade de temas relacionados ao setor mineral…

LEIA MAIS