NOTÍCIAS

Depósitos de minério de ferro e de titânio descobertos em Tete, Moçambique

6 de agosto de 2012

rnDepósitos de minério de ferro e de titânio com reservas estimadas em 5 milhões de toneladas foram descobertos e inventariados no decurso das actividades de prospecção efectuadas pelo Mini

rn

Depósitos de minério de ferro e de titânio com reservas estimadas em 5 milhões de toneladas foram descobertos e inventariados no decurso das actividades de prospecção efectuadas pelo Ministério do Recursos Minerais na província de Tete, anunciou a ministra dos Recursos Minerais.

rn

Ao discursar na abertura do XXVII Conselho Coordenador a decorrer de 3 a 6 de Agosto na vila de Cateme, distrito de Moatize, em Tete, a ministra Esperança Bias adiantou estar pretes a ser concluído o estudo de pré-viabilidade para a construção de fábrica de fundição de ferro na zona de Tenge, a cerca de 50 quilómetros da cidade de Tete.

rn

“Em 2016 prevê-se, então, o lançamento da indústria pesada de produção de ferro e aço em Moçambique, com um investimento de 690 milhões de dólares”, disse Esperança Bias, citada pelo diário Notícias, de Maputo.

rn

A ministra dos Recursos Minerais assegurou que até finais deste ano ficarão concluídos os estudos de viabilidade técnico-económica para a exploração dos fosfatos de Evate no distrito do Monapo, na província de Nampula, e da sua utilização num complexo químico para a produção de adubos, que poderá vir a ser construído em Nacala, através de um investimento de cerca de 3 mil milhões de dólares.

rn

Esperança Bias revelou que desde 2007 foram atribuídas quatro concessões mineiras para a extracção de carvão na província de Tete, tendo as empresas a operar em Moatize iniciado a produção e exportação de carvão no segundo semestre de 2011 e até ao final do primeiro trimestre deste ano, 2012, o valor da produção superou 2 milhões de toneladas.

rn

“Este valor é mais do que o triplo da produção anual desde sempre alcançada em Moçambique, no tempo das extintas Companhia Carbonífera de Moçambique e da estatal Empresa Nacional de Carvão de Moçambique (Carbomoc)”, referiu a ministra dos Recursos Minerais.

rn

 

Fonte: Macauhub

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alcoa investiu mais de R$ 1,8 milhão em ações diretas de prevenção e combate à Covid-19

7 de janeiro de 2021

Diante deste período excepcional em que enfrentamos a pandemia do novo Coronavírus, a Alcoa fortalece o apoio ao município de…

LEIA MAIS

Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS