NOTÍCIAS

Dez tecnologias para melhorar a produtividade do setor de mineração

30 de abril de 2014

A tecnologia robótica, a internet das coisas e a aerogradiometria gravimétrica para exploração mineral foram apontadas como os principais recursos tecnológicos que podem transformar a mineração em um s

A tecnologia robótica, a internet das coisas e a aerogradiometria gravimétrica para exploração mineral foram apontadas como os principais recursos tecnológicos que podem transformar a mineração em um setor mais produtivo e seguro. Leia na matéria de hoje quais foram as cinco primeiras. As cinco tecnologias restantes serão publicadas amanhã.

rn

O uso de robótica em mineração ainda é limitado em todo o mundo. Dispositivos robóticos com inteligência artificial podem desempenhar uma série de atividades, incluindo sondagem, explosão, carregamento, reboque, entre outros. Os Autonomous Load Haul Dump (LHD), veículos que usam tecnologia robótica, foram desenvolvidos por diversas empresas de pesquisa e tecnologia, como Sandvik Mining e Atlas Copco.

rn

A Rio Tinto anunciou, em outubro de 2012, que iria implantar 13 robôs de carregamento de alta tecnologia na mina de Argyle, em Western Australia. A mineradora australiana recebeu dois robôs alemães, em maio do ano passado, com a função de garantir que a produção de minério de ferro siga as especificações determinadas.

rn

A internet das coisas (em inglês, Internet of Things), uma tecnologia emergente com base na convergência de tecnologiaswireless, nos sistemas micro-eletromecânicos (Mems) e na Internet, pode contribuir com o setor por meio da criação de novas formas de manter a segurança e a produtividade das minas.

rn

Essa nova tecnologia visa conectar máquinas, frotas e pessoas com identificadores únicos, com base em dispositivos de identificação por meio de radiofrequência e tecnologias de sensores para permitir a transferência de dados em uma rede, sem a necessidade de interação entre pessoas ou entre pessoas e computadores.

rn

A plataforma da Internet das Coisas pode melhorar o rastreamento e a visibilidade das operações, permitir que os computadores possam observar, identificar e compreender alguns aspectos sem a necessidade de intervenção humana e automatizar e melhorar a manutenção e a operação das máquinas. A Cisco é uma das empresas que trabalha com parceiros para desenvolver produtos ligados à Internet das Coisas.

rn

A exploração mineral de corpos minerais é tratada atualmente como um processo caro e que consome muito tempo. Pensando nisso, a Universidade de Western Australia, com a colaboração da Rio Tinto, desenvolveu um aerogradiômetro gravimétrico capaz de medir as mudanças súbitas do campo gravitacional da Terra.

rn

Como resultado, o equipamento pode utilizar dados para produzir um mapa de densidade que pode funcionar como um guia para identificar corpos minerais que são mais difíceis de serem encontrados. O depósito chileno de cobre Santo Domingo Sur é um dos exemplos de mina descoberta com a ajuda de um gradiômetro gravimétrico.

rn

As tecnologias de imagem em 3D transformaram a exploração de grandes minas e continuam a ser uma promessa, como outras diversas tecnologias emergentes. As imagens tridimensionais produzidas pelo escaneamento 3D têm ajudado geólogos a construir mapas em 3D.

rn

A CAE Mining e a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (Csiro) impulsionaram a incorporação de câmeras com tecnologia 3D em cavas a céu aberto e minas subterrâneas, para capturar imagens tridimensionais do ambiente e da topografia. Dessa forma, eliminando a necessidade da visita de geólogos, engenheiros e topógrafos na mina.

rn

A sondagem automatizada e teleoperada pode garantir mais segurança e eficiência em minas na superfície. Esse tipo mais tecnológico de sondagem funciona com uma estação de operação fácil de ser instalada dentro de um alcance em que plataformas móveis estejam conectadas à plataforma de sondagem por meio de rede wireless.

rn

A sondagem automatizada e teleoperada evita que o operador tenha que ir até áreas perigosas. A comunicação por meio de vídeo e de dados em tempo real é reproduzida em uma tela gráfica instalada no centro de operações por meio de um câmera controlada remotamente. A Sandvik, com base nesse tipo de tecnologia, desenvolveu a AutoMine Surface Drilling.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Reforma tributária na visão da mineração é tema de debate entre presidente do IBRAM e representantes da FPMin

26 de abril de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou de reunião organizada nesta 4ª feira (26) pela Frente Parlamentar…

LEIA MAIS

Belém sediará EXPOSIBRAM 2023

26 de setembro de 2022

A próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), o maior evento de mineração do Brasil e um dos…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM apresenta os desafios e as oportunidades da mineração em Pernambuco

30 de outubro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…

LEIA MAIS