NOTÍCIAS

Dilma deve dar aval hoje a novo Código de Mineração

3 de abril de 2013

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou há pouco que esperar bater o martelo ainda hoje com a presidente Dilma Rousseff sobre o novo código de mineração.rnLobão disse que o governo de fato criar

rn

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou há pouco que esperar bater o martelo ainda hoje com a presidente Dilma Rousseff sobre o novo código de mineração.

rn

Lobão disse que o governo de fato criará uma participação especial, semelhante à já aplicada na indústria de petróleo e gás, que será cobrada de jazidas com alta produtividade. O dinheiro arrecadado será destinado principalmente aos municípios mineradores.

rn

A alíquota média dos royalties será elevada de 2% para 4% e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) será convertido em agência reguladora.

rn

Lobão disse ainda que empresas que aguardam portarias de lavra já solicitadas ao DNPM e pendentes apenas de uma assinatura ministerial poderão ter que passar por licitação. “A AGU [Advocacia Geral da União] está fazendo uma análise jurídica para ver se isso é possível”, afirmou o ministro. De acordo com ele, as mineradoras terão um prazo de 30 anos de concessão, renovável por outros 20 anos para explorar as reservas minerais.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Valor

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBMINA: especialistas debatem a evolução da legislação de barragens na mineração

3 de maio de 2021

Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…

LEIA MAIS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS

Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS