Especialistas debatem sobre direito minerário. Crédito: Divulgação
O marco regulatório do direito minerário, os avanços da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da legislação nos últimos anos foram debatidos em evento virtual promovido pelo professor da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Professor Doutor José Carlos Buzanello.
O evento realizado na última quarta-feira, 13 de julho de 2022, contou com a participação do diretor de Sustentabilidade e Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Julio Nery, e do especialista em regulação, Yoshihiro Nemoto.
Os especialistas destacaram os principais avanços conquistados pelo setor após a transformação do antigo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), na ANM. Para Nemoto, que também é ex-superintendente da Agência, a mudança foi muito positiva para o setor mineral, principalmente devido à modernização que promove mais abertura e dinamismo nos processos.
O diretor do IBRAM reforçou a importância do fortalecimento da ANM. “Este processo de transformação da Agência era desejado pelo setor há 10 anos. Ao setor interessa um órgão regulador forte. O DNPM, infelizmente, perdia força, muito devido à falta de recursos financeiros e humanos”.
Os especialistas também debateram sobre regulamentação da legislação de barragens, de estéreis de rejeitos, necessidade de regulamentação da mineração em terras indígenas, a importância dessas mudanças para atração de investimentos, crescimento do setor mineral brasileiro, entre outros temas.
Clique aqui e veja o debate completo.
A Aura Minerals, primeira produtora de ouro a listar suas ações na B3, está com inscrições abertas para mulheres interessadas…
LEIA MAISA biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…
LEIA MAISAs variações climáticas têm exercido uma pressão crescente sobre a disponibilidade de recursos hídricos, enquanto o aumento da demanda por…
LEIA MAIS