NOTÍCIAS

Diretor do IBRAM participa de evento de Mudanças Climáticas

11 de junho de 2013

Rinaldo Mancin esteve no Palácio do Planalto, no Dia Nacional do Meio Ambiente, participando do lançamento do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação à Mudança de Clima na Mineraç&atil

rn

Rinaldo Mancin esteve no Palácio do Planalto, no Dia Nacional do Meio Ambiente, participando do lançamento do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação à Mudança de Clima na Mineração.

rn

O Ministério do Meio Ambiente promoveu na manhã do último dia 5 de junho, data em que é comemorado o Dia do Meio Ambiente, reunião extraordinária do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) no Palácio do Planalto. Entre os presentes estavam a presidenta Dilma Roussef e diversos ministros de outros segmentos.

rn

Durante o evento foram apresentadas atividades realizadas no âmbito do FBMC entre 2012 e 2013, contemplando o Processo de Consultas Públicas referentes ao Plano de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima finalizados em 2012 e o Processo de Atualização do Plano Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). A Ministra de Estado do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou o lançamento das versões finais dos Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima e os resultados atualizados dos projetos PRODES – Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite e TERRA CLASS – Levantamento de Informações e Uso de Cobertura da Terra na Amazônia.

rn

O Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp expôs o Relatório de Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Brasil 1990-2010.

rn

Plano Setorial de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima na Mineração

rn

“O Plano Setorial de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima na Mineração, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e Pelo Ministério de Minas e Energia (MME), consolidou um dos mais exitosos processos de construção de políticas públicas, que contou com a participação integral do IBRAM desde o seu início, sendo que os resultados finais contam com a convergência do setor mineral”, explicou o Diretor de Assuntos Ambientais Rinaldo Mancin.

rn

Entre as instituições que participaram da construção do plano setorial estão o IBRAM, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), O Instituto Global de Crescimento Verde (GGGI), o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério do meio Ambiente (MMA). Também contou com o apoio do Global Green Growth Institute através de suporte técnico e analítico da consultoria McKinsey & Company do Brasil.

rn

O documento apresenta premissas e cálculos de emissões atuais, cenários futuros e ações potenciais de abatimento. O trabalho teve como base a análise de 14 bens minerais, incluindo a pelotização do minério de ferro, com objetivo de identificar o potencial de abatimento das emissões para o ano de 2020 para esses bens minerais. Para a elaboração do Plano foram utilizados como referência o Plano Nacional de Mineração 2030 (PNM – 2030) da Secretaria de Geologia e Mineração do MME e o Inventário de GEE do Setor Mineral do IBRAM.

rn

rn


No dia Nacional do Meio Ambiente, IBRAM participou de evento no Palácio do Planalto.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CADE aprova compra da Ferrous pela Vale

3 de junho de 2019

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous…

LEIA MAIS

Mining Hub celebra 4 anos de atuação com resultados positivos para o setor mineral

26 de janeiro de 2023

O Mining Hub realizou, na última terça-feira, 24, a Retrospectiva da Inovação, quando foram apresentados os resultados alcançados referente à inovação durante…

LEIA MAIS

IBRAM lança pesquisa para atualizar Guia para Planejamento de Fechamento de Mina

24 de julho de 2023

O planejamento do fechamento de uma mina é questão estratégica para as mineradoras. Além dos aspectos relativos à segurança, estabilidade…

LEIA MAIS