rnrnJosé Fernando Coura recebeu título de cidadão paraense na Assembleia Legislativa do EstadornNa manhã da última quinta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em sessão solene comemo
rn
rn
Na manhã da última quinta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em sessão solene comemorando o Dia Estadual da Mineração, homenageou o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), José Fernando Coura, oferecendo-lhe o título de Cidadão Paraense. A homenagem foi fruto do Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Deputado Estadual Gabriel Guerreiro (PV-PA), aprovada por unanimidade, em 2012, pelos deputados estaduais paraenses.
Criado em 1971, o título de Cidadão Paraense é a maior honraria concedida pelo legislativo paraense a personalidades que não tenham nascido no estado, brasileiras ou não, e quem tenham prestado relevantes serviços ao estado do Pará.
Entregue pelo presidente da casa, Deputado Estadual Márcio Miranda (DEM-PA), e pelo Deputado Gabriel Guerreiro, a homenagem se tornou uma verdadeira confraternização entre os estados do Pará e Minas Gerais, estado de origem de José Fernando Coura. A sessão também foi prestigiada pelo Diretor Administrativo e Financeiro do IBRAM, Ary Pedreira, pela maioria dos deputados estaduais paraenses e por autoridades do setor mineral dos dois estados.
rn
O Diretor-Presidente do IBRAM discursa durante solenidade em Belém (PA)
Fotos: Ozéas Santos
rn
Para Coura, a honraria é muito mais que um reconhecimento pessoal. “Esta homenagem foi um reconhecimento ao cidadão da mineração e consolida a presença do IBRAM na Amazônia. Fico bastante agradecido em ter recebido esse título, principalmente porque já morei no estado Pará durante dez anos e depois porque foi um remédio para alma, uma injeção de ânimo, para que eu possa continuar na luta divulgando a importância da indústria mineral para o Brasil, articulando com os poderes legislativos”, comentou o Diretor-Presidente do Instituto.
O autor do projeto que resultou na homenagem falou sobre as motivações para a entrega da honraria. “Além da minha amizade pessoal com Coura, que perdura há anos, ele é considerado uma referência em termos de conhecimento sobre a história da participação da indústria mineral de Minas Gerais na vida do País. Essa história é bastante interessante para o Pará, que vê no Coura uma grande contribuição para o setor”, explicou o Deputado.
O Presidente da ALEPA, Deputado Márcio Miranda, destacou a felicidade do Legislativo paraense em oferecer o título ao mineiro. “A Assembleia Legislativa do Pará concedeu a honraria, mas somos nós que nos sentimos honrados em receber Coura, justamente porque o estado do Pará tem uma história muito recente no setor mineral, e a experiência exitosa de Minas Gerais, ou os eventuais erros históricos que foram cometidos, servem de lição para nós, vinda pelas mãos de mineiros como ele. O título é uma maneira de reconhecer e agradecer por essa grande parceria entre Pará e Minas Gerais para o fortalecimento do setor mineral no Brasil”, afirmou.
rn
Deputado Márcio Miranda (DEM-PA), José Fernando Coura e Deputado Gabriel Guerreiro (PV-PA)
rn
rn
rn
rn
Fonte: IBRAM – CaNoMedia
Um dos segmentos mais estratégicos da nossa economia, o setor mineral, faturou, apenas no 1º trimestre de 2021, cerca de…
LEIA MAISA Atlantic Nickel, única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil, finalizou o terceiro embarque de minério para exportação neste…
LEIA MAISO projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…
LEIA MAIS