NOTÍCIAS

Diretor-Presidente do IBRAM participa da inauguração do P4P na Unidade de Germano

11 de abril de 2014

O Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), José Fernando Coura, acompanhado do Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), participou, na última quinta-feira

rn

O Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), José Fernando Coura, acompanhado do Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), participou, na última quinta-feira (10/4), da inauguração do Projeto  Quarta Pelotização da Samarco, na Unidade de Germano (MG). Foram aplicados no projeto R$ 6,4 bilhões, que representarão um aumento de 37% na produção, totalizando 30,5 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro por ano.

rn

O projeto contemplou a construção da quarta usina de pelotização, com capacidade de produzir 8,25 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro por ano, de um terceiro concentrador, com capacidade de 9,5 milhões de t/ano, na unidade de Germano (localizada entre os municípios de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais), e de um terceiro mineroduto da Samarco, construído paralelamente aos outros dois já existentes. Com 400 quilômetros de extensão, ele passa por 25 municípios mineiros e capixabas e tem capacidade para transportar 20 milhões de toneladas de polpa de minério de ferro por ano.

rn

Já o Terminal Portuário de Ubu, até agora apto a escoar 23 milhões de t/ano, foi adaptado e teve sua capacidade de movimentação de carga aumentada para até 33 milhões de t/ano, garantindo todo o escoamento da produção.

rn

“A ampliação da capacidade produtiva consolida a Samarco como uma das maiores exportadoras do Brasil e a posiciona entre as principais fornecedoras de pelotas de minério de ferro do mundo”, afirma Ricardo Vescovi, diretor-presidente da Samarco. A produção atingirá sua capacidade de produção nominal em 2015.

rn

Além disso, foi construída uma adutora, em Santa Bárbara, que abastecerá os tanques de água que fazem parte da planta do terceiro concentrador, em Germano. Ela é composta por um sistema de captação de água localizado no distrito de Brumal, e por 40 quilômetros de tubulação subterrânea. A Samarco utilizará 2.050 m3 por hora, quantidade menor do que a permitida por lei. A legislação permite que sejam captados, neste ponto, 3.078 m3 por hora.

rn

Segundo o Diretor-Presidente do IBRAM, essa inauguração demonstra a capacidade da Samarco em aumentar sua produção de forma tão consistente, para atender não só  as demandas nacionais como  a dos mercados importadores. “Por tudo isso, a empresa merece nosso reconhecimento pelos esforços de crescimento, tão necessários à economia brasileira”.

rn

Indicadores socioeconômicos

rn

A execução da Quarta Pelotização permitiu à Samarco fazer um levantamento inédito e mostrar os efeitos do projeto para os Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. De forma voluntária, a Samarco monitorou, por meio de indicadores socioeconômicos, as possíveis interferências do projeto nos sete municípios de influência direta nas unidades de Ubu (Anchieta, Guarapari e Piúma) e Germano (Catas Altas, Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara).

rn

Foram avaliados e monitorados os seguintes temas: saúde, educação, segurança pública, mobilidade, trabalho, renda e geração de tributos municipais, estaduais e federais desses municípios. O processo foi participativo e compartilhado entre lideranças da Samarco, sociedade civil, iniciativa privada e poder público.

rn


Prefeito de Ouro Preto, José Leandro, o Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), o Presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, e o Prefeito de Mariana, Celso Cota. – Crédito: João Bosco/JB Digital 

rn


Inauguração do Projeto  Quarta Pelotização da Samarco, na Unidade de Germano (MG).  – Crédito: João Bosco/JB Digital 

rn


Inauguração do Projeto  Quarta Pelotização da Samarco, na Unidade de Germano (MG). – Crédito: João Bosco/JB Digital 

rn


Inauguração do Projeto  Quarta Pelotização da Samarco, na Unidade de Germano (MG). – Crédito: João Bosco/JB Digital 

rn

 

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto com informações da assessoria da Samarco

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



O setor mineral brasileiro tem potencial para crescer de forma muito mais acelerada do que ocorreu nos últimos anos, diz secretário Pedro Paulo Dias da SGM/MME

10 de dezembro de 2021

Segurança jurídica, sustentabilidade, disseminação de conhecimento e captação de recursos e financiamento para a mineração do Brasil. Esta é a…

LEIA MAIS

IBRAM E DEMin/UFMG retificam trabalho vencedor da categoria profissional do 10º CBMINA

7 de maio de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMin/UFMG) comunicam que foi retificada…

LEIA MAIS

GEOAMERICAS 2020: Congresso de Geossintéticos totalmente online recebe inscrições até 26 de outubro

21 de outubro de 2020

Evento terá conteúdo relevante para profissionais e empresas que atuam no setor de mineração   Ainda dá tempo de participar…

LEIA MAIS