NOTÍCIAS

Diretoria do IBRAM marca presença no PDAC 2015

11 de março de 2015

Evento realizado em Toronto, Canadá, reuniu mais de 25 mil pessoas, de cem paísesrnCom o objetivo de avaliar o quadro da mineração mundial, o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração &ndas

Evento realizado em Toronto, Canadá, reuniu mais de 25 mil pessoas, de cem países

rn

Com o objetivo de avaliar o quadro da mineração mundial, o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), José Fernando Coura, e o Diretor de Assuntos Minerários, Marcelo Ribeiro Tunes, participaram, entre os dias 1 e 4 de março de 2015 da Convenção The Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC).  O evento, realizado na cidade de Toronto, no Canadá, reuniu mais de 25 mil pessoas, de cem diferentes países.

rn

Fernando Coura e Marcelo Tunes fizeram parte da comitiva brasileira, coordenada pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB), que contou com a presença de cerca de 50 pessoas. Entre os participantes, estavam ainda o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Carlos Nogueira da Costa Junior e Roberto Ventura Santos, Diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Grandes empresas que atuam no Brasil também marcaram presença, entre elas Vale S.A., Votorantim, Bemisa, Codelco, Geosol e Yamana.

rn

Um dos destaques do evento foi o Brazilian Mining Day, realizado no dia 2 de março. A programação teve início com as boas vindas do Embaixador do Brasil no Canadá, Pedro Fernando Bretas Bastos. Em seguida, o Gerente de Operações da APEX, Fernando Spohr, apresentou as perspectivas sobre o Brasil. Carlos Nogueira (MME) ministrou palestra com o tema “Brasil, um país aberto para investimentos em exploração mineral” e Roberto Ventura (CPRM) apresentou as novas áreas para exploração mineral no País.

rn

Dando continuidade à programação, o Diretor-Presidente da Rio Grande Mining, Luiz Bizzi, apresentou os depósitos minerais localizados no sul do Brasil e o Vice Presidente de Exploração da Tristar Gold, Elton Pereira, falou sobre o distrito de Castelo dos Sonhos, localizado no Pará.  Ainda com foco no estado do Pará, o Diretor-Presidente da Serabi Gold, Ulisses Melo, discorreu sobre a reabertura da Mina do Palito. Já o Presidente da Terrativa, Ingo Wender apresentou os fertilizantes de potássio adequados para solos tropicais e Augusto Bemisa expôs o projeto de potássio Jauru, localizado no Mato Grosso.  Finalizando a programação, o Presidente da Brazil Potash Corporation, Matt Simpson, falou sobre o desenvolvimento do potássio no Brasil.

rn

Em relação à participação do IBRAM no evento, Marcelo Tunes explica que “o objetivo foi tentar conhecer e avaliar o quadro da mineração mundial para compararmos ao que temos visto no Brasil”. “O que constatamos, até pela quantidade de participantes, estandes e expositores, é que comparativamente a outros anos, houve uma sensível diminuição na quantidade de pessoas, o que demonstra que o cenário brasileiro é reflexo também de uma situação mundial delicada”, pontuou.

rn

Para Fernando Coura, “participar de eventos internacionais como o PDAC é sempre uma excelente oportunidade para troca de experiências e, especialmente, para discutir, com os grandes players mundiais, a situação da mineração no Brasil e no mundo”.

rn

Ainda durante o evento, os Diretores participaram do Fórum de Associações de Mineração, que debateu temas como a capacidade de construção das associações, o engajamento dos membros, estratégias de comunicação, relações governamentais, estabilidade fiscal, governança, planejamento estratégico, entre outros.

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos de Diversidade

27 de outubro de 2020

A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…

LEIA MAIS