Divisão de Desenvolvimento da Mineração realiza Workshop sobre Rochagem
21 de agosto de 2017
O evento visa socializar o conhecimento das ações e pesquisas sobre a Rochagem no Estado do Pará
A Divisão de Desenvolvimento da Mineração (DDM), em parceria com a Superintendência do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM/PA), com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e o Instituto de Geociências da UFPA, promove, nesta segunda-feira, 21 de agosto, o II Encontro de Rochagem do Estado do Pará, Workshop Sobre Rochagem: Remineraliza Pará.
O evento visa socializar o conhecimento das ações e pesquisas sobre a Rochagem no Estado do Pará, com o objetivo de construir um grupo de pesquisa aplicada sobre os remineralizados como alternativa para o suprimento de nutrientes aos solos, principalmente no Estado do Pará, além, de incentivar a inovação tecnológica e a sustentabilidade na mineração.
Rochagem – Os remineralizadores – ou como são popularmente conhecidos, o pó de rocha, rochagem – tratam-se de uma rocha moída e peneirada que tem a função de melhorar a qualidade física e química do solo. A rochagem pode substituir o emprego de fertilizantes químicos com baixo custo e menor impacto ambiental. O uso de pó de rocha na agricultura pode diminuir a demanda de fertilizantes externos.
Programação – A programação começa às 8h com a recepção aos participantes, seguida pela abertura do Encontro. Às 9h o primeiro tema, “Rochagem hoje no Brasil – Marco Legal; Experiência na região Sul do Brasil”, será discutido pelo doutor Rubens Muller Kautzmann, da Divisão de Desenvolvimento da Mineração (DNPM/RS). O segundo tema, “Rochagem no Estado do Pará – Perspectivas e Desafios”, será discutido pela mestre Poliana Gualberto, da Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (DIGEM), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
Às 10h15 será discutido, pela professora doutora Maria Amélia Rodrigues da Silva Enríquez, secretária Adjunta do Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, o tema “Possíveis Indicadores de Sustentabilidade para a Rochagem”. Seguido por Ambrozio Hajime Ichihara, da Divisão de Fiscalização (DFISC), DNPM/PA, com o tema “Aproveitamento do Subproduto (Rejeito) da Mineração e a Legislação – Mudanças ou Aditamento? (Regime de Exploração)”.
A manhã do evento encerra-se com a mesa-redonda “O potencial do uso do pó de rocha como fonte alternativas de nutrientes para o manejo de solos no Estado do Pará”. A programação da tarde começa com o tema “Rochagem: Uma Questão de Soberania Nacional e Sustentabilidade na Agricultura”, abordado pela professora doutora Suzi Huff Theodoro, da UnB.
Às 15h45, a geóloga Magda Bergmann (CPRM) irá tratar dos “Levantamentos de agrominerais para remineralização e condicionamento de solos: Técnicas empregadas com ênfase em trabalhos da CPRM”. O evento encerra-se com a mesa-redonda “Programa Remineraliza Pará – programa de ensino, pesquisa e extensão no Estado do Pará”.
As inscrições serão realizadas no local do evento. O certificado será entregue pelo Instituto de Geociências/UFPA, Programa Lato Sensu. Mais informações no telefone: 91 3201 7619 (UFPA).