NOTÍCIAS

Documentário resgata trajetória vencedora do minerador Dr. Antunes

13 de dezembro de 2012

rnFilme será lançado dia 19/12 em Belo Horizonte, na FiemgrnDisseminar a história do pioneiro da moderna indústria da mineração. Esta é a proposta do documentário sobre Augusto Trajano de A

rn

Filme será lançado dia 19/12 em Belo Horizonte, na Fiemg

rn

Disseminar a história do pioneiro da moderna indústria da mineração. Esta é a proposta do documentário sobre Augusto Trajano de Azevedo Antunes, mais conhecido por  Dr. Antunes. O lançamento será no dia 19 de dezembro, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte (MG), a partir das 19h, com exibição do filme.

rn

O documentário é fruto de um trabalho de compilação de documentos, imagens em vídeo, fotografias e depoimentos, obtidos por colaboradores que trabalharam e conviveram com o Dr. Antunes e nutrem por ele sincera admiração.

rn

“Nosso propósito é homenageá-lo e, também, documentar e divulgar seus valores, princípios, qualidades e realizações para que sirvam de modelo aos brasileiros. Por outro lado, o filme revela o que poucos conhecem, que já na segunda metade do século XX o Dr. Antunes já adotava, pioneiramente na indústria brasileira, a sustentabilidade nos projetos de mineração”, ressalta o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura.

rn

Engenheiro de minas, Fernando Coura atuou na empresa do Dr. Antunes, a Companhia Auxiliar de Empresas de Mineração (Caemi). Dr. Antunes já havia fundado, anteriormente, a Indústria e Comércio de Minérios S.A (Icomi), que conduzia projeto de exploração do minério de manganês na Serra do Navio, no Amapá.

rn

Em plena Amazônia na década de 1950, a Icomi implantou instalações para a lavra e o beneficiamento de manganês, construiu estrada de ferro com 193 km de extensão e um porto para escoar o minério. Além disso, construiu e urbanizou as vilas residenciais para empregados dotadas de equipamentos públicos, como hospital, que atendiam também à comunidade.

rn

A iniciativa do documentário é da Associação dos Participantes Ativos, Assistidos e Beneficiários da Fundação Caemi de Previdência Social / Fundação Caemi de Assistência Social (Apaab/Funcaemi). O Ibram patrocinou a restauração dos documentos audiovisuais. O filme conta também com o patrocínio da MRS Logística, Ecometals, Mitsui & Co. e Anglo American Brasil. A produção é da Cinefor Cinema e Informação e a direção é do cineasta Sergio Santos.

rn

A solenidade de lançamento será realizada pela Fiemg, Ibram, Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e Apaab/Funcaemi.

rn

Mais informações: Ibram – Sra. Edilene de Araújo –  (61) 3364-7299 ou edilene@ibram.org.br

rn

 

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS