Líder global em silicones, a Dow Corning comemora 28 anos de atuação no Pará na última quinta-feira (01).
Arquimedes Pujatti, diretor industrial da Dow Corning, ressalta que ao longo desses 28 anos, a empresa vem buscando implementar diversas ações que objetivam a sustentabilidade do empreendimento, e que trazem o desenvolvimento da região e do Estado, a capacitação de mão de obra, o desenvolvimento de fornecedores locais, a geração de renda e oportunidades para todos que estão ligados à nossa cadeia produtiva. “Trabalhamos também para a construção de uma forte cultura voltada para a segurança dos funcionários, para a proteção do meio ambiente e para o atendimento de todos requisitos legais associados ao nosso empreendimento. Sem dúvida, a empresa deixará um legado para as próximas gerações do Pará”, afirma.
O diretor industrial destaca que o silicone é o que move a vida e o futuro das pessoas. O material tem aplicação versátil, que vai desde produtos cosméticos, como hidratantes e cremes, até produtos eletrônicos, como circuitos impressos nas placas de celulares. O silicone, também, é utilizado na construção civil para aderir vidros às estruturas de alumínio e na indústria automotiva para a vedação de faróis. “Hoje, a Dow Corning oferece mais de 7 mil produtos à base de silicone para mais de 25 mil clientes no mundo”, informa.
A Dow Corning tem contribuído, significativamente, para internalizar riquezas no Pará, comprando produtos e serviços diretos de fornecedores locais. Nos últimos anos, a empresa conquistou por duas vezes consecutivas o segundo lugar na premiação da Redes/Fiepa categoria Percentum. Este ano, foi a grande vencedora da categoria, além de receber o prêmio Case de Desenvolvimento de Fornecedor, que reconhece as mantenedoras que mais investiram nos fornecedores locais.
Todas essas conquistas são celebradas em conjunto com a Palmyra Recursos Naturais, empresa do grupo, que fornece minério de quartzo, carvão vegetal e cavaco de madeira, matérias-primas que completam o ciclo para produção do silício metálico. “A empresa tem desenvolvido as competências necessárias para ser considerada uma referência na gestão de recursos naturais no Estado do Pará, e trabalhado muito forte para garantir a sustentabilidade do processo produtivo da Dow Corning”, garante Alexandre Forman, gerente de Operações da Palmyra Recursos Naturais.
Os funcionários da empresa também comemoram a data. “A Dow Corning é uma ótima empresa para se trabalhar, pois prioriza a capacitação dos funcionários. Participei de vários cursos e treinamentos de liderança. Sinto-me muito valorizado e sou grato por todas as oportunidades. Eu acredito que tenho muito a crescer na companhia”, declara o supervisor de Almoxarifado José Orlando Lima, que está há 31 anos na empresa, iniciando as atividades junto com o processo de implantação da fábrica na região.
A comunidade de Breu Branco também percebe os avanços com o empreendimento. Há 15 anos, a Dow Corning apoia o projeto Torpedos Mirins, conduzido pela Organização não Governamental União dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará. “Graças a esse apoio, podemos beneficiar cerca de 100 crianças e adolescentes, com atividades socioeducativas, como cursos de informática, reforço escolar, aulas de dança, capoeira, oficinas de leitura e ações ambientais”, diz Givanildo Ferreira, presidente da ONG.
Assessoria
O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…
LEIA MAISDocumento que traz declaração pública de transformação e evolução dos compromissos da indústria minerária com a sustentabilidade entra em fase…
LEIA MAISOs interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.
LEIA MAIS