NOTÍCIAS

DuSolo obtém licenças para processar fosfato de aplicação direta em TO

20 de agosto de 2014

A DuSolo Fertilizers, antiga Eagle Star, obteves as licenças ambiental e de operação para a instalação de processamento de Fertilizante Natural de Aplicação Direta (Danf, na sigla em inglês), pr&

A DuSolo Fertilizers, antiga Eagle Star, obteves as licenças ambiental e de operação para a instalação de processamento de Fertilizante Natural de Aplicação Direta (Danf, na sigla em inglês), próximo ao projeto Bomfim, em Tocantins. A empresa pretende atingir uma capacidade de processamento de 160 mil toneladas de Danf até 2015.

rn

O monitoramento do impacto ambiental inclui a gestão da qualidade da água, o controle de poeira, a inspeção de drenagem e a contenção de ruído. A instalação foi considerada de pouco impacto ambiental e, portanto, necessita de atividades de compensação adicionais. A mineradora construiu uma estufa perto da mina com o objetivo de preservar espécies de plantas nativas.

rn

A DuSolo pretende, por meio de uma série de britadores, peneiras e moinhos, processar o fosfato de alta qualidade descoberto no alvo Santiago em três produtos Danf de diferentes teores de fosfato, sendo 12%, 15% e 18% de P2O5.

rn

Sob os termos do acordo de arrendamento da instalação, divulgado no dia 11 de agosto, a DuSolo assumiu o direito de operar a unidade pelo período de um ano, com a opção de renovar o contrato por mais um ano. A empresa afirmou, na ocasião, que concluiu todas as modernizações necessárias para o funcionamento da unidade.

rn

A unidade Danf fica a 29 quilômetros do alvo Santiago, que pertence ao projeto Bomfim, e consiste em circuitos de britagem e moagem ligados por um sistema de correia transportadora. Segundo a empresa, o processo permite que o material mineralizado seja separado e depois alimentado nos moinhos de martelos, a fim de atingir o tamanho do grão desejado para o produto final.

rn

Segundo a DuSolo, o produto será vendido para fazendas locais e centros agrícolas nas proximidades do projeto. A mineradora afirmou que os agricultores da região acostumaram a usar Danf em suas colheitas ao longo dos últimos anos, mas, devido a uma recente restrição da oferta, não conseguem mais adquirir o produto localmente.

rn

A DuSolo pretende, então, preencher a atual lacuna do mercado, proporcionando aos agricultores uma alternativa de fornecimento local para os próximos anos. A empresa aguarda agora a aprovação do Guia de Utilização (GU) para o alvo Santiago.

rn

A DuSolo Fertilzers, antiga Eagle Star, é uma mineradora canadense voltada para o desenvolvimento, exploração e aquisição de oportunidades de fosfato no Brasil. Além de Bomfim, a empresa controla o projeto Ruth e o projeto Samba, ambos no Estado do Piauí.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS

IBRAM e Falconi firmam parceria para definir bases futuras da Carta Compromisso

5 de maio de 2021

Documento que traz declaração pública de transformação e evolução dos compromissos da indústria minerária com a sustentabilidade entra em fase…

LEIA MAIS