NOTÍCIAS

​​Robson Braga de Andrade toma posse para novo mandato na CNI

29 de outubro de 2014

Presidente da Confederação Nacional da Indústria aposta no aprofundamento dodiálogo entre o setor produtivo e o governo para aumentar a competitividade do paísrn rnReeleito por unanimidade, o empresário

Presidente da Confederação Nacional da Indústria aposta no aprofundamento do
diálogo entre o setor produtivo e o governo para aumentar a competitividade do país

rn

 

rn

Reeleito por unanimidade, o empresário Robson Braga de Andrade iniciou nesta terça-feira (28), em Brasília, o segundo mandato como presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No discurso de posse, Andrade elogiou o seu antecessor no cargo e atual senador por Pernambuco, Armando Monteiro Neto. “Ele deixou a CNI organizada, respeitada e reconhecida como uma instituição de grande valor para a indústria brasileira e que realmente representa os interesses do setor”, afirmou.

rn

 

rn

O presidente da CNI se disse satisfeito com o trabalho realizado nos últimos quatro anos. Ele ressaltou que mesmo com a indústria passando por grandes dificuldades, foi mantido um diálogo importante com o Congresso Nacional e o governo em defesa das propostas para o crescimento do Brasil.  Andrade falou ainda sobre a importância do Fórum Nacional da Indústria, com mais de 60 associações setoriais, fortalecendo a união entre os empresários e apoiando propostas da CNI.

rn

 

rn

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) também foi destacada por Andrade. “A MEI passou a fazer com que a inovação seja uma estratégia de desenvolvimento e de crescimento da indústria brasileira, e não apenas uma ação pontual”, garantiu.

rn

 

rn

Andrade encerrou o discurso falando do desafio para os próximos anos. “É hora de fazer o Brasil voltar a crescer. Reconhecemos as dificuldades que nós e os governos teremos pela frente, desde o câmbio até a alta carga tributária. Mas tenho certeza de que a CNI será uma grande aliada dos governos estadual e federal na busca por alternativas para o crescimento do país. Precisamos de mais competitividade e vamos trabalhar muito com o Congresso em busca do desenvolvimento.”

rn

 

rn

DIRETORIA – A diretoria empossada foi eleita por representantes das 27 federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal. Com mandato de quatro anos, que vai até 2018, a nova direção da CNI tem como primeiro vice-presidente o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf; como diretor financeiro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco Gadelha; e como diretor secretário, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Jorge Côrte Real.

rn

 

rn

Na eleição, realizada no dia 13 de maio deste ano, concorreu apenas a chapa de consenso, encabeçada por Andrade. O mandato é de quatro anos.

rn

 

rn

COMPETITIVIDADE – Para o diretor secretário da CNI, Jorge Côrte Real, a diretoria assume em um momento especial da economia brasileira. “Temos que recuperar a competitividade da indústria, investir na capacitação, na inovação, criar ambientes propícios ao desenvolvimento e melhorar a questão do emprego”, afirmou.

rn

 

rn

O primeiro vice-presidente da CNI, Paulo Skaf, defendeu a união do setor produtivo em torno de propostas para o crescimento do país. “É unir para defender aquilo que realmente interressa ao país. O que nós queremos é o emprego, é o desenvolvimento, é a inovação, é a educação através do SENAI e do SESI. A agenda da indústria é uma agenda saudável para o Brasil”, afirmou.

rn

 

rn

BALANÇO POSITIVO – Para o diretor da CNI, Olavo Machado, o primeiro mandato do presidente Robson Braga de Andrade foi de muita valorização da indústria, principalmente com relação às reivindicações. “Infelizmente a economia não favoreceu o setor. Mas nós acreditamos que, nos próximos quatro anos, vamos conseguir avançar mais. A indústria valorizada pode ajudar o país crescer”, ressaltou.

rn


DESTAQUES DO MANDATO – 2010/2014

Institutos SENAI
Criação de rede nacional com 26 Institutos SENAI de Inovação e 60 Institutos SENAI de Tecnologia

Matrículas SENAI
Matrículas no SENAI passando de 2 milhões em 2010 para 4 milhões em 2014

Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022
O Mapa identifica os dez fatores chave para a competitividade brasileira

Propostas da Indústria para as Eleições 2014
42 estudos e recomendações com os temas da indústria para o desenvolvimento do país. As propostas foram debatidas com candidatos à Presidência na CNI.

Olimpíada do Conhecimento 2014
A maior Olimpíada de toda história do Sistema Indústria, com mais de 800 competidores

Embrapii
Criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

rn

​​HISTÓRICO – Eleito em 2010 para o primeiro mandato como presidente da CNI, Robson Braga de Andrade presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) também por dois mandatos. Ele é o 13º  a ocupar o mais alto posto da CNI, instituição fundada há 75 anos. Mineiro de São João Del Rey, 63 anos, é engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e industrial do setor de equipamentos.

rn

 

rn

Ele dirige a Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda, empresa sediada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, que produz equipamentos para os segmentos de energia, petróleo, gás, mineração, siderurgia, saneamento, telecomunicações e transportes.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM apresenta os desafios e as oportunidades da mineração em Pernambuco

30 de outubro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…

LEIA MAIS

IBRAM participa da reunião do Associations Working Group Meeting

16 de outubro de 2023

O diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rinaldo Mancin, representou o Instituto, nesta quinta-feira, 12, em…

LEIA MAIS