Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel acontecerá no dia 3 de maio, às 15 horas, e contará com a participação do diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Nery, o promotor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Carlos Eduardo Ferreira Pinto, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM MG), Renato Brandão, e será moderado pelo sócio do Cescon Barrieu, Marcelo Mendo Gomes de Souza. Clique aqui e faça sua inscrição.
Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) em fevereiro de 2022 no Portal SIGBM da Agência Nacional de Mineração (ANM) aponta que Minas Gerais, estado com maior número de barragens de mineração, tem 48 barragens de rejeitos de mineração com método construtivo a montante ou desconhecido. O volume total de rejeitos depositados nessas estruturas soma 689,5 milhões.
Inicialmente, a Lei Estadual 23.291 determinava que as barragens deveriam ser descomissionadas até o dia 25/02/2022. Entretanto, o Governo de Minas firmou um Termo de Compromisso com mineradoras responsáveis por barragens a montante no Estado para que cumpram a descaracterização de 41 estruturas. O acordo foi viabilizado por meio da FEAM MG, o MPMG e o Ministério Público Federal (MPF), com interveniência da ANM. Veja mais detalhes na Agência Minas.
O setor mineral defende que a forma de descaracterização e o prazo não pode ser igual para todas as barragens, pois cada uma possui suas próprias características estruturais, assim como de segurança.
Programação
Várias temáticas serão evidenciadas nos debates do e- MINERAÇÃO por especialistas do setor, entre as quais: “Fertilizantes: como desenvolver o mercado produtor nacional – fomento e regulamentação”; “Reputação do setor mineral – possíveis caminhos na gestão”; “Diversificação econômica em territórios com mineração”; “Inovação na mineração”; “Remineralizadores de solos no Brasil”, “Diversidade & Inclusão no setor mineral”, entre outros.
Clique aqui e acesse a programação do e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022.
Rodadas de Negócios
O e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022 promoverá de forma gratuita rodadas de negócios virtuais.
Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país participarão de encontros para apresentarem seus desafios e soluções. É a oportunidade para abrir canal direto com a área de suprimentos das mineradoras em reuniões exclusivas.
Patrocinadores
O evento conta com o patrocínio da Anglo American (prata), Dassault Systèmes (bronze) e Mosaic Fertilizantes (bronze).
Apoio editorial
Figuram como apoiadores editoriais as revistas Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, e o site Notícias de Mineração Brasil.
Serviço:
e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022
Data: 3 e 4 de maio
Local: Evento 100% online
Mais informações e inscrições em https://ibram.org.br/evento/e-mineracao/
O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…
LEIA MAISOs números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures
LEIA MAISForam exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…
LEIA MAIS