NOTÍCIAS

Ecoeficiência em destaque

21 de novembro de 2014

Projeto da Samarco é premiado na AustráliaO projeto Ecoeficiência na Gestão Portuária contribuindo para a conservação da Biodiversidade Marinha, de autoria da Samarco, foi classificado em segundo lugar,

Projeto da Samarco é premiado na Austrália

O projeto Ecoeficiência na Gestão Portuária contribuindo para a conservação da Biodiversidade Marinha, de autoria da Samarco, foi classificado em segundo lugar, na categoria Meio Ambiente, pelo prêmio HSEC 2014 (Health, Safety, Environment and Community Awards), promovido pela BHP Billiton.

rn

O trabalho da empresa concorreu com outros seis projetos, sendo qualificado como Altamente Recomendado, em cerimônia realizada no dia 18 de novembro, em Melbourne, na Austrália. (Clique aqui e conheça a lista completa de premiados)

rn

O prêmio foi entregue a analista de Meio Ambiente, Sandrelly Lopes, pelo CEO da BHP Billiton, Andrew Makenzie. Além do troféu e certificado, a Samarco foi contemplada com um cheque de 10 mil dólares. O valor será doado para a Fundação Pro-Tamar, para a manutenção de projetos desenvolvidos pela ONG. 

rn

A iniciativa 

O projeto de readequação da iluminação das áreas dos pátios de estocagem e do porto de Ubu foi desenvolvido em 2013, pelas gerências de Controle Ambiental, Porto e Manutenção. O sistema reduziu e redirecionou os feixes de luz na área, permitindo aumento de 60% na ocorrência de desovas das tartarugas marinhas monitoradas pela Fundação Pró-Tamar/ICMBio na Praia do Além, vizinha ao terminal portuário.

rn

As ações realizadas incluíram a substituição das lâmpadas de 2000 w pelas de 1000 w, o rebaixamento dos 17 conjuntos luminotécnicos do local, de 45 para 25 metros, e a redução da potência dos refletores de 66,5% para 33,5%.

rn

Além de favorecer a reprodução das tartarugas, a iniciativa também permitiu à empresa melhorias internas em suas operações na área do porto, como ganhos na iluminação dos pátios e das vias secundárias, além da ampliação da segurança náutica para operações de atracação de navios. As mudanças também geraram a diminuição de custos, com a economia no consumo de energia. Vale destacar que a concepção e implantação do Projeto Quarta Pelotização considerou sistemas de iluminação fotomitigados.

rn

Sobre o HSEC 

A premiação reconhece práticas relacionadas à saúde, à segurança e à responsabilidade socioambiental desenvolvidas em empresas de diversas partes do mundo, nas quais a BHP Billiton tem participação acionária. Em 2013, a Samarco conquistou o 1º lugar na categoria Comunidade, com o Programa de Capacitação do Produtor Rural.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Samarco

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



EXPOSIBRAM 2020 traz programação diversificada e 100% gratuita

13 de outubro de 2020

A programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020 – Belém) apresenta uma diversidade de temas relacionados ao setor mineral…

LEIA MAIS

Governo britânico e ABSM vão organizar webinar sobre empilhamento a seco

7 de dezembro de 2022

O governo britânico e a ??Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) realizarão nos dias 12 e…

LEIA MAIS

ESG é caminho sem volta para mineração e outros setores empresariais

3 de novembro de 2020

Mineração e outros setores têm que estar engajados na adoção dos fundamentos de ESG, sigla em inglês para se referir…

LEIA MAIS