NOTÍCIAS

Eleita nova diretoria da Comissão Brasileira de Recursos e Reservas

27 de agosto de 2018
Felipe Holzhacker Alves passa a presidência do Conselho Diretor para Marcos André Gonçalves. Ele exercerá o mandato de vice presidente neste próximo exercício

A Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR), formada por meio de ação conjunta da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB) e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), empossou os novos integrantes do Conselho Diretor da entidade neste mês (16.8).

Marcos André Gonçalves, Presidente Codelco Brasil, é o novo presidente da CBRR em substituição a Felipe Holzhacker Alves, sócio fundador da Frontera Minerals. “Entrego nosso primeiro mandato de gestão da CBRR com a sensação de dever cumprido, honrado pelas conquistas que tantos companheiros contribuíram e sabendo dos desafios e importância da expansão que a CBRR traz ao nosso setor mineral. Agradeço a todos os membros do conselho diretivo, comitês e secretaria executiva que ao meu lado serviram com dedicação e competência nestes quase três anos inicias de nossa entidade”, afirma Felipe.

O novo Conselho inicia o novo período de dois anos com o desafio de ampliar sua atuação e estruturação no Brasil, com aumento da representatividade junto aos profissionais da área da mineração. “Internacionalmente esta gestão dará continuidade à assinatura dos acordos de reciprocidade, principalmente com Canadá (CIM) e Austrália (JORC)”, afirma o novo presidente da CBRR. Para Marcos Gonçalves, a entidade terá um papel relevante neste novo cenário da mineração brasileira, que conta com um Código de Mineração mais alinhado aos melhores padrões de governança globais, e que contemplou mudanças importantes na questão de declaração de recursos e reservas.

Neste novo contexto, Marcos pretende dar maior atenção a divulgação da comissão para os profissionais do setor mineral brasileiro, de uma forma que esclareça o papel e os benefícios de se registrar junto à CBRR, e consequentemente aumente o número de profissionais qualificados registrados. “Outra ação que será importante, é continuar opinando e colaborando para viabilizar mecanismos de financiamento competitivos, no Brasil, alinhado ao que já se conhece em outros países”, analisa Marcos André Gonçalves.

Pelas regras da CBRR, a presidência é exercida de forma rotativa entre os indicados pelas Instituições Constituidoras da CBRR – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral (ADIMB) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) – de modo que a cada dois anos o presidente seja um representante de uma instituição diferente. Na sequência, conforme a prática já adotada pelos membros CRIRSCO, o presidente da gestão anterior, passa a exercer o cargo de vice presidente da nova gestão.

Confira abaixo o novo conselho diretor eleito constituído por 6 integrantes:

Presidente: Marcos André Gonçalves (Presidente Codelco Brasil)
Vice Presidente: Felipe Holzhacker Alves (Presidente Grupo Frontera Minerals)
Edson Ribeiro (Diretor Exploração Vale)
Miguel Antonio Cedraz Nery (Diretor ABDI)
Rinaldo Mancin (Diretor Assuntos Ambientais IBRAM)
Marcelo Ribeiro Tunes (Diretor Assuntos Minerários IBRAM)

Sobre a CBRR

A CBRR (www.cbrr.org.br) constitui-se como uma organização privada sem fins lucrativos, com foco no estabelecimento, promoção e gerenciamento de esforços para fomentar e desenvolver o setor mineral brasileiro. Suas iniciativas incluem: difusão de melhores práticas globais de engenharia e geologia, diretrizes para declaração de Resultados de Exploração, Recursos e Reservas Minerais de acordo com os padrões estabelecidos pelo CRIRSCO, gestão do processo de certificação e registro de geocientistas, geólogos e engenheiros atuando no Setor Mineral como Profissionais Qualificados no Brasil.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Congresso Aço Brasil 2019 debate o futuro do setor

8 de agosto de 2019

Nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o Instituto Aço Brasil reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater…

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS