NOTÍCIAS

Em 2050, consumo mundial de aço será em 3 bilhões de toneladas ao ano

28 de junho de 2012

rnO consumo mundial de aço, que no ano passado ficou em torno de 1,5 bilhão de toneladas, deverá duplicar até 2050 e se estabilizar em até 3 bilhões de toneladas anuais, de acordo com projeções

rn

O consumo mundial de aço, que no ano passado ficou em torno de 1,5 bilhão de toneladas, deverá duplicar até 2050 e se estabilizar em até 3 bilhões de toneladas anuais, de acordo com projeções da World Steel Association (WSA), entidade que reúne produtores de 62 países e representa aproximadamente 85% da produção global do insumo.

rn

 

rn

Esse crescimento, segundo Edwin Basson, diretor-geral da WSA, será impulsionado sobretudo pela expansão da população mundial, com consequente aumento da demanda por produtos siderúgicos. “Acho que podemos ser otimistas para o futuro. Não existe sociedade moderna sem aço”, afirmou Basson, que participa hoje do 23º Congresso Brasileiro do Aço, em São Paulo.

rn

 

rn

Também no longo prazo, a expectativa é de equilíbrio entre oferta e demanda de aço globalmente, com assimilação dos excessos de capacidade que pressionam a rentabilidade da siderurgia atualmente. “Mas esse excesso de capacidade não será absorvido no curto prazo”, disse.

rn

 

rn

Conforme Basson, a disponibilidade de matérias-primas vai forçar ajustes na cadeia produtiva do aço nos próximos anos, especialmente em termos tecnológicos.

rn

 

rn

Em relação ao minério de ferro, destacou, há oferta em níveis crescentes, porém com qualidade inferior. “Ainda assim, haverá disponibilidade”, afirmou.

rn

 

rn

No caso do carvão, o cenário das siderúrgicas é mais complicado. “A disponibilidade vem declinando rapidamente e isso obrigará as empresas a promoverem mudanças tecnológicas.”

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Aura Minerals lança banco de talentos para mulheres

3 de dezembro de 2021

A Aura Minerals, primeira produtora de ouro a listar suas ações na B3, está com inscrições abertas para mulheres interessadas…

LEIA MAIS

Mineração Serra Verde apresenta melhorias no projeto de Terras Raras em Minaçu

6 de outubro de 2020

A Mineração Serra Verde traz a público atualizações em seu projeto de Terras Raras em Minaçu, Goiás, que proporcionarão ainda mais segurança,…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS