NOTÍCIAS

Empresa brasileira fornece turbina para mineradora na Guatemala

5 de abril de 2016

O equipamento já está instalado na planta da Companhia Processadora de Níquel de Izabal (Pronico) que produz o metal naquele país e, com a nova turbina, eleva a produção de energia

A companhia brasileira TGM exportou para a Guatemala uma turbina de grande porte para gerador dois polos. O equipamento já está instalado na planta da Companhia Processadora de Níquel de Izabal (Pronico) que produz o metal naquele país e, com a nova turbina, eleva a produção de energia.
 
“Buscamos novas oportunidades para alavancar os negócios em diversos mercados na área de mineração e outros segmentos, principalmente com as Oficinas Autorizadas espalhadas em vários países das Américas e África”, afirma o gerente comercial internacional da TGM, Samuel Garcia, em nota divulgada à imprensa.
 
O chefe de manutenção de turbina da Pronico, Vladimir Kozyrchikov, afirma que a aquisição está dando bons resultados: “Em nossa termoelétrica da planta, a turbina CT 63 está operando com sucesso, estamos contentes com o trabalho realizado pela TGM”, disse.
 
A Pronico pertence à Solway Investment Group, que é uma companhia privada de empresas com atividades de mineração e metais básicos não ferrosos. O grupo se concentra no países da comunidade europeia (CEI), Europa Central e Oriental, América Latina, África e Austrália.
 
Subsidiária da Solway, a Pronico foi criada em dezembro de 2013, adquirindo os direitos dos projetos de mineração Fenix e Montúfar, com a compra da Companhia Guatemalteca de Níquel (CGN), cujas atividades são concentradas em Izabal.
 
“As empresas no mundo elevam a produção da energia sustentável, impulsionadas, principalmente, pelos acordos governamentais na redução das energias convencionais; e a TGM participa ativamente na fabricação de equipamentos em prol da redução dos impactos ambientais”, declara Garcia.
 
A TGM fabrica turbinas a vapor, redutores e multiplicadores de velocidade há 24 anos. A empresa, sediada em Sertãozinho, SP, possui três unidades de apoio fixadas em Maceió, AL; São José dos Campos, SP e Nürnberg, Alemanha.
 
A companhia atua em mais de 40 países e atende mais de 550 clientes anualmente, além de possuir equipamentos novos de mais de 1.000 turbinas, 1.500 redutores planetários e 500 redutores de eixos paralelos fabricados.
 
Desde 1999, a TGM já instalou 265 turbinas pelo mundo. Apenas na América Latina foram 160 unidades. A adesão de equipamentos brasileiros reforça a imagem do país como fabricante de bens de capital mecânico. Além do segmento de mineração, o TGM atende os setores de biomassa, celulose e papel, cimento, eólico, madeireiro, petroquímico, siderurgia e outros.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Setor produtivo lança manifesto pela derrubada de veto que isenta imposto seletivo nas exportações de minerais extraídos

11 de junho de 2025

Coalizão da indústria alerta parlamentares sobre equívoco jurídico e econômico da tributação na exportação de bens minerais e defende que…

LEIA MAIS

Especialistas do IBRAM participam do Brazil Lithium & Critical Minerals Summit 2025 em Belo Horizonte

6 de junho de 2025

As gerentes de Sustentabilidade, Cláudia Salles, e de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues, e a coordenadora de Assuntos Associativos e…

LEIA MAIS

Diversibram 2025: evento híbrido debaterá avanços da cultura de diversidade e atração de talentos no setor mineral

21 de março de 2025

Seminário será em Belo Horizonte, com transmissão online. Os jornalistas interessados em cobrir o evento podem se inscrever por meio…

LEIA MAIS