Empresa indiana quer comprar minas de potássio no Canadá
26 de julho de 2012
rnRashtriya Chemicals & Fertilizers, estatal de nutrientes de solo da Índia, com base em Mumbai, planeja comprar minas de potássio em países como o Canadá para garantir abastecimento, segundo o presidente R.G
rn
Rashtriya Chemicals & Fertilizers, estatal de nutrientes de solo da Índia, com base em Mumbai, planeja comprar minas de potássio em países como o Canadá para garantir abastecimento, segundo o presidente R.G Rajan.
rn
O preço do potássio subiu pelo menos 13% em relação a um ano antes, de acordo com a pesquisa compilada pela Green Markets. Países como a China estariam pagando mais pelas importações depois que a seca nos Estados Unidos elevou o custo dos grãos.
rn
Comprar participações em minas no exterior pode ajudar a empresa indiana a amparar os produtores rurais que enfrentam custos crescentes, diante da deficiência das monções. A falta de chuvas este ano ameaça a produção agrícola. O potássio é usado pelos produtores indianos de trigo, arroz e cana-de-açúcar. Jason Miner, um analista do setor da Bloomberg Industries, disse que a Índia é um grande importador de potássio sem oferta interna do nutriente.
rn
A Índia e a China, os mais populosos países do mundo, precisam aumentar a oferta de potássio para garantir a segurança alimentar. A demanda mundial pelo fertilizante deve crescer 3% este ano, deixando um déficit entre oferta e demanda, devido a atrasos na colocação de novas capacidades de produção por parte das empresas, segundo a Associação Internacional da Indústria de Fertilizantes (IFA, na sigla em inglês).
rn
A Índia importou 3,9 milhões de toneladas de potássio no ano comercial encerrado em março, segundo a Coromandel International, fabricante de fertilizantes e pesticidas.
rn
rn
rn
Fonte: Valor.com.br