NOTÍCIAS

Empresa inglesa de mineração conclui estudo de viabilidade de projeto no Pará

25 de agosto de 2014

Em março deste ano, a empresa de origem inglesa Horizonte Minerals, a primeira atuante na área mineral a receber o Selo de Prioridade – criado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineraçã

Em março deste ano, a empresa de origem inglesa Horizonte Minerals, a primeira atuante na área mineral a receber o Selo de Prioridade – criado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) para dar celeridade aos trâmites processuais de implantação –, completou um estudo de viabilidade no Pará. O projeto é elaborado em conformidade com o padrão de qualidade NI 43-101, ao qual projetos vinculados à negociação de ações na bolsa de valores internacional são submetidos para que possam ser divulgados tecnicamente.

rn

Segundo a empresa, o projeto demonstra a robustez econômica da operação de ferro-níquel no Araguaia, usando a testada e comprovada tecnologia Rotary Kiln, forno elétrico. Nesta sexta-feira (22), na sede da Seicom, a equipe das Diretorias de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Desenvolvimento da Indústria e Atração de Investimentos da Seicom atendeu o administrador geral da empresa no Pará, Daniel Amaral, e o gerente de projetos, Valério da Silva, que detalharam as fases em que o projeto Araguaia Níquel está. Eles também destacaram a importância do Selo de Prioridade nesse período de busca das licenças necessárias, entre outros documentos, junto às entidades públicas estaduais.

rn

A Horizonte Minerals está focada em desenvolver o projeto Araguaia de níquel no Brasil, e a produção inicial projetada é de 18 mil toneladas por ano de níquel contido em ligas de ferroníquel. A estimativa de investimento total chegará a mais de US$ 600 milhões, e a previsão é gerar de 800 a mil empregos, entre direitos e indiretos. A empresa tem um acionista estratégico de mineração, a Teck Resources Limited, grupo liderado por um conselho e equipe de gestão, que detém larga experiência na área na América do Sul e no mundo.

rn

O Selo de Prioridade é uma iniciativa da Diretoria de Atração de Investimentos e Desenvolvimento da Indústria da Seicom, que tem o intuito de estabelecer critérios simples e objetivos na concessão do reconhecimento às empresas. Para obtê-lo, os empreendimentos devem atender, cumulativamente ou não, os seguintes critérios: estar em municípios com taxa de pobreza acima de 40,05% – índice divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); agregar valor à produção por meio da verticalização do insumo local; e promover atividades econômicas de bens e serviços ainda não existentes no Estado.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Agencia Pará

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diretor do IBRAM debate sobre direito minerário e destaca importância do fortalecimento da ANM

22 de julho de 2022

Especialistas debatem sobre direito minerário. Crédito: Divulgação O marco regulatório do direito minerário, os avanços da Agência Nacional de Mineração…

LEIA MAIS

Os ganhos financeiros a partir do aumento da diversidade será tema de destaque na 3ª edição da Diversibram

26 de fevereiro de 2024

Empresas com ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos têm colaboradores mais felizes, mais comprometidos e apresentam melhores resultados financeiros…

LEIA MAIS

Mineradoras passam a integrar programa de segurança pública em municípios

5 de janeiro de 2024

IBRAM e Ministério da Justiça e Segurança Pública firmam acordo de cooperação técnica em Brasília. Mineradoras vão fornecer informações para…

LEIA MAIS