NOTÍCIAS

Empresa recebe patente para tecnologia de risco meteorológico

14 de outubro de 2014

A empresa norte-americana Earth Networks disse na última segunda-feira (13/10) que obteve uma patente nos Estados Unidos para uma tecnologia que identifica a frequência de descargas atmosféricas para rastrear tempestades e emitir

A empresa norte-americana Earth Networks disse na última segunda-feira (13/10) que obteve uma patente nos Estados Unidos para uma tecnologia que identifica a frequência de descargas atmosféricas para rastrear tempestades e emitir alertas sobre condições meteorológicas graves. A tecnologia, disponível no Brasil, tem aplicações para os setores de aviação, petróleo e mineração, entre outros.

rn

A Earth Networks, empresa controladora da WeatherBug, afirma que a patente diz respeito às técnicas para utilizar a localização, velocidade, direção e intensidade da atividade de raios para identificar e alertar automaticamente áreas geográficas em risco, devido a condições meteorológicas severas. A patente foi concedida no dia 16 de setembro, pelo escritório de patentes e marcas dos Estados Unidos.

rn

A tecnologia patenteada aciona alertas com base em descargas atmosféricas, chamados de Dangerous Thunderstorm Alerts (DTAs), ou seja, alertas para tempestades perigosas. Os DTAs são emitidos no aplicativo WeatherBug para smartphones, um dispositivo para profissionais e indústrias que precisam gerenciar os riscos meteorológicos.

rn

Os DTAs, que podem encurtar o tempo de alerta em até 50% em relação aos métodos de avisos tradicionais, são emitidos atualmente nos Estados Unidos e também internacionalmente nos feeds de dados da empresa, em áreas como a América Central e América do Sul, Europa, Japão e Austrália. A expansão para outras áreas geográficas está em andamento, diz a empresa.

rn

“Minutos importam quando se trata de condições meteorológicas graves”, diz o diretor executivo da Earth Networks, Bob Marshall.

rn

“À medida que condições meteorológicas graves continuam a causar perdas trágicas, estamos dedicados a trazer alertas para ajudar a salvar vidas no mundo inteiro. Esta tecnologia patenteada de alerta com base em descargas atmosféricas, combinada com uma abordagem de parceria público-privada com agências governamentais no mundo inteiro, alertará qualquer pessoa com um celular que um condição meteorológica grave é iminente”, afirma Marshall.

rn

A tecnologia patenteada utiliza dados em tempo real, coletados pela maior rede de sensores de descargas atmosféricas no mundo, a Earth Networks Total Lightning Network (ENTLN). A rede de sensores de descargas atmosféricas inclui relâmpagos nuvem-solo e, sobretudo, relâmpagos em nuvens.

rn

A redução no intervalo entre descargas atmosféricas é utilizada para prever o aparecimento de condições meteorológicas graves, incluindo chuva forte, de granizo, relâmpagos perigosos de formação nuvem-solo, tornados e ventanias. Quando as taxas do total de descargas atmosféricas ultrapassam os limites considerados “severos”, há um aumento da ameaça de mau tempo e alertas de tempestades perigosas de raios são emitidos.

rn

A Earth Networks Total Lightning Network monitora o total de descargas atmosféricas minuto a minuto em todo o continente dos Estados Unidos e de várias outras áreas, incluindo o Brasil, Austrália, Índia, Japão, Turquia, China e África Ocidental. Os dados da ENTLN são usados pelo National Weather Service (NWS), da NOAA, da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), Federal Aviation Administration (FAA) e Força Área dos Estados Unidos.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS

Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS

Diretores do IBRAM participam do lançamento do Instituto Lítio Verde

7 de julho de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, acompanhado do vice-presidente do Instituto, Fernando Azevedo e Silva, participou nesta…

LEIA MAIS