NOTÍCIAS

Empresa testa sistema de proteção de báscula da Metso

16 de janeiro de 2015

Uma das três maiores mineradoras do mundo acaba de adotar a tecnologia TRBL, da Metso, indicada para a proteção da báscula de caminhões fora-de-estrada. Sigla para Truck Rubber Body Lining, o TRBL é um revesti

Uma das três maiores mineradoras do mundo acaba de adotar a tecnologia TRBL, da Metso, indicada para a proteção da báscula de caminhões fora-de-estrada. Sigla para Truck Rubber Body Lining, o TRBL é um revestimento composto por borrachas especiais que pode até quintuplicar a vida útil das básculas. Essa métrica é resultado do histórico de aplicações reais da solução em várias mineradoras e pedreiras ao redor do mundo. No Brasil, o TRBL já é adotado na área de agregados, mas a empresa passa a ser a primeira mineradora a avaliar a tecnologia.

rn

A solução foi adotada em caráter de teste na região sudeste, que faz parte do sistema de produção de minério de ferro da empresa. Para a avaliação da mineradora, a Metso vai instalar o revestimento em dois caminhões fora-de-estrada, modelo Cat 777, da Caterpillar. Com capacidade de transporte de 90 toneladas, os veículos fazem o transporte do minério da frente de lavra para a planta de processamento. Ambos vão receber o TRBL e serão periodicamente avaliados pela equipe de manutenção, com suporte da Metso.

rn

“O primeiro veículo já recebeu o revestimento com a composição normal de borrachas do TRBL”, explica Marcus Zanetti, engenheiro de suporte ao produto da Metso. O segundo caminhão fora-de-estrada será revestido com um composto de TRBL e de borracha reciclada de pneus fora-de-estrada usados pela mineradora. A iniciativa sustentável reforça o perfil da empresa, que é reconhecida internacionalmente pelas iniciativas de sustentabilidade de suas operações. “Os conjuntos de revestimento contemplam toda a báscula, ou seja, frente, laterais, cantos e fundo”, explica Zanetti.

rn

De acordo com o cliente, o TRBL é uma opção ao revestimento de aço especial que, normalmente, é usado para proteção das básculas dos caminhões fora-de-estrada. Em média, a proteção metálica dura 5 mil horas (aproximadamente 10 meses de operação). O revestimento, com espessura inicial de 18 mm, é substituído quando há o desgaste de 8 mm e a chapa que recobre a báscula passa a ter uma espessura de 10 mm. Com a adoção do TRBL, a média de troca do revestimento aumenta para, em média, 25 mil horas.

rn

Os ganhos adicionais do revestimento de borracha

rn

O problema de desgaste prematuro do revestimento metálico pode ocasionar rachaduras nas básculas. Além de evitar esse dano, o TRBL minimiza também o esforço que o carregamento das básculas causa nos demais componentes do caminhão, incluindo os sistemas de suspensão. Estudos internacionais da Metso indicam que a disponibilidade física dos veículos protegidos com o revestimento de borracha especial aumenta em 1%.

Outro ganho é a redução de ruídos na cabine dos motoristas dos caminhões fora-de-estrada em função de o carregamento ser “amortecido” pelo TRBL. Em média, a redução oscila entre 10 dB e 15 dB. “Também podemos apontar a rapidez de aplicação do revestimento”, argumenta Zanetti. No primeiro caminhão da empresa, que recebeu o TRBL no final de outubro, o processo consumiu dois dias, metade do tempo inicialmente previsto. “Isso aconteceu em função da grande mobilização e do profissionalismo da mineradora”, finaliza o especialista.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Mesto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

ANM realiza workshop de Segurança de Barragens de Mineração

20 de abril de 2022

A Agência Nacional de Mineração (ANM) realiza nesta quarta-feira, 20/4, às 15h, o ‘Workshop de Segurança de Barragens de Mineração:…

LEIA MAIS