NOTÍCIAS

Empresários dos EUA e do Brasil pressionam por fim da bitributação

21 de março de 2013

Em meio a pedidos do vice-presidente Michel Temer para que empresas americanas participem dos leilões de concessões na área de infraestrutura e de blocos de petróleo a serem realizados pelo governo brasileiro, empres&aacut

rn

Em meio a pedidos do vice-presidente Michel Temer para que empresas americanas participem dos leilões de concessões na área de infraestrutura e de blocos de petróleo a serem realizados pelo governo brasileiro, empresários dos dois países reforçaram ontem a pressão para que as administrações Dilma Rousseff e Barack Obama avancem nas negociações para a assinatura de um acordo que acabe com a bitributação enfrentada pelas companhias que atuam no Brasil e nos Estados Unidos. A expectativa dos executivos é que o acordo, o qual reduziria gastos das empresas e investidores, seja enfim assinado nos próximos dois anos.

rn

Reunidos no Itamaraty para mais uma reunião do Fórum de CEOs Brasil-EUA, os empresários também ouviram de representantes de ambos os governos a promessa de buscar facilitar o trânsito de passageiros que viajam frequentemente entre os dois países. Um memorando de entendimento assinado entre Brasil e Estados Unidos teria como objetivo realizar um projeto piloto visando a adesão do Brasil ao programa americano Global Entry e, futuramente, até mesmo acabar com exigência de vistos a empresários e turistas. O encontro reuniu executivos de algumas das maiores companhias brasileiras e americanas, além de autoridades do governo Obama, da Casa Civil e dos ministérios do Desenvolvimento, Minas e Energia e Relações Exteriores.

rn

“Ao longo dos próximos anos, o governo brasileiro realizará leilões de concessões de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, processos nos quais esperamos contar com uma ativa participação de empresas norte-americanas”, discursou Temer durante a reunião, defendendo um maior equilíbrio no comércio bilateral. “O Brasil espera que empresas norte-americanas engajem-se nas rodadas de licitação que serão promovidas pela Agência Nacional do Petróleo e venham para o Brasil participar não só com a exploração, mas também com todas as etapas da cadeia do petróleo, contribuindo assim para a consolidação de uma cadeia produtiva nacional de petróleo e gás.”

rn

Já o empresariado comemorou a possibilidade de os dois governos se engajarem em negociações para um acordo de não bitributação. Porta-vozes dos participantes do encontro, Josué Gomes da Silva e John Faraci, respectivamente os presidentes da Coteminas e da International Paper, destacaram que a aprovação pelo Senado Federal, no dia 7, de uma proposta de troca de informações tributárias entre Brasil e Estados Unidos abre o caminho para tal iniciativa. “É uma das prioridades do fórum desde o seu primeiro encontro. Não podemos deixar de lembrar que este ponto já está na agenda dos dois países há mais de 40 anos”, afirmou Josué Gomes da Silva.

rn

O maior interesse do Brasil no tema nos últimos anos é explicado por números citados pelo próprio vice-presidente em seu discurso. Em 2010, a relação entre o estoque de investimentos americanos no Brasil e o de investimentos brasileiros nos EUA era de 40 para um. Atualmente, disse Temer, é de oito para um. “Esse interesse econômico das empresas brasileiras nos Estados Unidos faz com que haja um suporte muito relevante para o acordo de não dupla tributação”, ponderou o presidente da Coteminas.

rn

O CEO da International Paper também defendeu uma maior cooperação entre EUA e Brasil na área tributária. “Isso abre a porta para diversas ações dos dois governos que criem as condições para mais comércio e investimentos entre os dois países”, destacou Faraci.

rn

Os executivos e autoridades debateram ainda oportunidades de cooperação nas áreas de energia, educação e inovação. A próxima reunião do Fórum de CEOs Brasil-EUA deve ocorrer em Washington, no fim de 2013.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS