NOTÍCIAS

Empresários e governo da Malásia buscam IBRAM para parcerias comerciais em mineração

10 de fevereiro de 2025

O IBRAM recebeu, em sua sede, em Brasília, uma missão representativa do Estado de Perak, organizada pela embaixada da Malásia. A delegação buscou o IBRAM, nesta 2ª feira (10/2), para um movimento de aproximação institucional e para apresentar um portfólio de negócios com foco comercial em recursos naturais para a indústria mineral, infraestrutura de portos, entre outras oportunidades.

Missão da Malásia é recebida na sede do IBRAM, em Brasília.

Perak é um dos treze estados da Malásia e o segundo maior da península malaia, com uma área de 21 mil km² e uma população de cerca de 2,2 milhões de habitantes. O estado malaio conta com fortea indústria de mineração de estanho e tem reservas de outros minerais, como sílica, calcário e caulim. Em Perak, mineradoras, como a Vale, mantêm terminais para conectar suas vendas de minérios aos mercados asiáticos.

Perak: Localização estratégica

Segundo a embaixada, a localização estratégica de Perak ao longo do Estreito de Malaca coloca-o no coração das rotas comerciais globais. Com rodovias, ferrovias e portos modernos, além da proximidade com centros-chave como Kuala Lumpur, Penang e Cingapura, Perak tem grande potencial para se tornar um importante gateway logístico e de transporte para a Ásia.

Perak sedia terminais portuários de mineradoras interessadas em fazer negócios com países asiáticos.

A delegação foi recebida no IBRAM pelo vice-presidente, Fernando Azevedo, pelo diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin, e pela gerente Cinthia Rodrigues, pela coordenadora de Relações Institucionais, Elena Renovato, além da consultora de Relações Institucionais Renata Santana.

Compuseram a missão: Dato’ Haji Mubarak Ali Bin Gulam Rasul, CEO do Lumut Maritime Terminal; Mohd. Rusly Bin Tamsir, diretor de Operações; Capt. Alexander Marie W., diretor de Desenvolvimento de Negócios; Dato’ Seri Timor Shah Rafiq, CEO da Ayenda Resources Sdn. Bhd.; Ch’ng Soo Bee, diretora de Promoção de Investimentos da Perak State Development Corporation.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Royalty: mineradoras recolhem mais CFEM em 2018

5 de abril de 2018

A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), considerada o royalty da mineração, totalizou R$ 211 milhões no mês…

LEIA MAIS

Diversidade e inclusão na mineração pautam premiação para jornalistas, produtores de conteúdo digital e estudantes no Pará

7 de dezembro de 2022

As inscrições para o Prêmio Simineral de Comunicação já podem ser feitas pelo site simineral.org.br “Diversidade e inclusão: os compromissos da…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS