NOTÍCIAS

Empresários propõem medidas para incrementar negócios entre países do BRICS

16 de julho de 2014

No documento entregue aos governantes das cinco economias emergente  há sugestões de estratégias para fortalecer a cooperação em tecnologia da informação, transportes, saúde e turismornEmpr

No documento entregue aos governantes das cinco economias emergente  há sugestões de estratégias para fortalecer a cooperação em tecnologia da informação, transportes, saúde e turismo

rn

Empresários do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul sugerem que os governos tomem medidas para promover melhorias na logística e na conectividade entre os cinco países, além de maior cooperação em beneficiamento e agregação de valor aos minerais, energia e economia verde, produtos farmacêuticos e agroindustriais. Nesse sentido, disseram que estão dispostos a trabalhar em conjunto com o governo.

rn

As propostas e recomendações fazem parte do Relatório Anual do Conselho Empresarial do BRICS 2013/2014. O documento foi entregue nesta terça-feira, 15 de julho, pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, representando o Conselho, à presidente Dilma Rousseff, durante a 6ª Cúpula do BRICS, em Fortaleza.

rn

“A declaração assinada pelos co-presidentes do Conselho fixou como objetivos ampliar os laços econômicos entre os países e fomentar o fluxo de investimentos e o número de negócios realizados pelas comunidades empresariais do BRICS”, afirmou  Andrade.

rn

Os empresários também querem maior cooperação em tecnologia da informação, transportes, saúde e turismo, inserção das  pequenas e médias empresas nas cadeias globais de valor, conservação de recursos naturais e  transferência de tecnologia.

rn

​​DIÁLOGO REGULAR – O Conselho Empresarial do BRICS foi criado em março de 2013, durante a V Cúpula BRICS, em Durban, na África do Sul, para fortalecer e promover o  comércio, os negócios e os investimentos entre as empresas dos cinco países. O objetivo é garantir o diálogo regular entre as comunidades empresariais e os governos que compõem o grupo.

rn

Ainda segundo o documento elaborado pelo Conselho, os empresários se comprometem a cooperar e trabalhar em parceria com as comunidades de negócios dos países do BRICS para:

rn

– Criar uma plataforma dedicada à troca de informações de negócios (BRICS Portal de Negócios);

rn

– Apoiar e realizar feiras, exposições e fóruns dentro dos países do BRICS;

rn

– Lançar uma seção especial no site de cada um dos países do Conselho Empresarial do BRICS para postar informações e propostas comerciais de parceiros de negócios e potenciais joint ventures;

rn

– Promover negócios, comércio e investimentos com base nas melhores práticas empresariais dos países dos BRICS.

rn

​​ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS – O grupo de empresários também propôs aos seus governos a criação de um regime especial em matéria de vistos a pessoas que viajam a negócios, a aceleração da criação do Banco de Desenvolvimento e a harmonização de normas técnicas. Os empresários identificaram ainda barreiras e obstáculos à promoção do comércio, negócios e investimentos entre os países.

rn

As seções do grupo de empresário são presididas por José Rubens De La Rosa (Brasil); Patrice Motsepe (África do Sul); Ma Zehua (China); Onkar Kanwar (Índia) e Sergey Katyrin (Rússia).

rn

 

rn

 

 

Fonte: CNI

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza oficina para atualização do guia de planejamento do fechamento de mina

30 de outubro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza nesta segunda e terça-feira, 30 e 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG), …

LEIA MAIS

Mining Hub abre inscrição para 15 desafios de inovação

3 de novembro de 2020

O  Mining Hub – primeiro hub de inovação aberta no mundo, subsidiado por 22 mineradoras e 16 fornecedores, abre inscrições…

LEIA MAIS

Setor mineral tem incremento positivo em quase todos os indicadores no 3º trimestre

21 de outubro de 2020

O desempenho da indústria mineral no 3º trimestre aponta para a melhoria em diversos indicadores, como atração de novos investimentos;…

LEIA MAIS