NOTÍCIAS

Empresas preparam internacionalização

10 de julho de 2013

Empresas de Tecnologia da Informação (TI) que desenvolvem softwares para a cadeia da mineração estão se unindo para dar início ao processo de internacionalização dos negócios. Por meio do

rn

Empresas de Tecnologia da Informação (TI) que desenvolvem softwares para a cadeia da mineração estão se unindo para dar início ao processo de internacionalização dos negócios. Por meio do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro, conhecido como Softex, e com apoio da Fumsoft, estão formando um portfólio variado de soluções voltadas para o setor e juntas estão participando de feiras e missões internacionais com o objetivo de conquistar clientes do ramo em outros países.

rn

 A coordenadora do setor de internacionalização da Fumsoft, que cuida do grupo, Rita Carvalho, explica que o objetivo é formar um portfólio conciso e o mais completo possível na área de soluções para mineração. “A ideia é que um serviço complemente o outro e as empresas possam trabalhar juntas”, observa. As empresas que participam do Softex se reúnem periodicamente para discutir melhores práticas e oportunidades tanto no âmbito técnico quanto de negócios. 

rn

Para este ano estão previstas duas ações maiores. A primeira é a participação na Exposição Internacional de Mineração (Exposibram), que acontecerá em setembro em Belo Horizonte. Os empresários não irão expor na feira, mas participarão de rodadas de negócios com compradores internacionais. A segunda é uma missão internacional para Moçambique, que deve acontecer em outubro.

rn

Rita Carvalho esclarece que essas iniciativas são subsidiadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que é a agência desenvolvedora do Softex. 

rn

Em abril de 2014, o grupo irá expor na Expomin, feira do setor de mineração que acontece no Chile. “Alguns mercados chave foram selecionados para que as empresas do grupo possam tocar a internacionalização. Foram selecionados países que são fortes na área de mineração, como é o caso de Moçambique e do Chile”, diz. 

rn

O grupo está na busca de outros parceiros que possam subsidiar mais ações comerciais e de cooperação técnica e a participação em eventos. Empresas do setor de TI que tenham interesse em participar das reuniões também podem se inscrever. Eles devem procurar a Fumsoft. 

rn

O projeto Softex abrange, além de soluções voltadas para o setor de mineração, outras 15 áreas. A Fumsoft coordena somente a área de mineração. Ele é considerado prioritário pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Informação (MCTI). O programa é pautado pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial: capacitação de recursos humanos (RH) para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI: apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para a 3ª edição da Diversibram

17 de janeiro de 2024

Evento será realizado em 19 de março, 100% online e gratuito.  Pelo terceiro ano consecutivo e pela primeira vez com…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta oportunidades comerciais para exposição de marcas na EXPOSIBRAM 2022

1 de julho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reuniu nesta quinta-feira (30/06) diversos representantes de empresas do setor mineral e de outros segmentos econômicos…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS