NOTÍCIAS

Encontro discute caminhos ao desenvolvimento do setor mineral no Brasil e na Paraíba

9 de maio de 2016

Encontro de Mineração do Estado da Paraíba é uma iniciativa da Superintendência do DNPM no Estado da Paraíba e o Sindicato da Indústria de Extração de Minerais Não Metálicos do Estado da Paraíba.

A mineração está presente em nosso dia a dia em todos os momentos, desde a nossa alimentação, até os mais diversos bens de consumo como um automóvel, uma residência, um vestuário, etc. Esta foi uma das afirmações do presidente do Sindicato da Indústria de Minerais não Metálicos da Indústria da Paraíba – SINDMINIRAIS-PB, Manoel Gonçalves dos Santos Neto, durante seu discurso, na abertura do Encontro de Mineração do Estado da Paraíba, que acontece nesta sexta-feira (06), em Campina Grande.
 
Encontro de Mineração do Estado da Paraíba é uma iniciativa da Superintendência do DNPM no Estado da Paraíba e o Sindicato da Indústria de Extração de Minerais Não Metálicos do Estado da Paraíba – SINDIMINERAIS/PB, que tem por proposta reunir representantes dos Poderes Públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal, representantes de Empresas, Associações e Cooperativas de Mineração, além de mineradores e representantes dos Sindicatos do setor, para debater os rumos do desenvolvimento mineral no Brasil, em particular na Paraíba.
 
O Superintendente do estadual do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) falou da importância do evento. “Temos que, continuamente, estabelecer este contato porque são esses empresários que, efetivamente, movem este segmento. Este encontro, portanto, pretende estabelecer um diálogo aberto que proporcione uma maior cooperação técnica que aponte o nivelamento e também caminhos que incentivem da legalidade das empresas de mineração. Somente assim todos ganham, ou seja, as empresas, a união o município e, claro, os mineiros”, disse.
 
O evento também discute o Novo Marco Regulatório da Mineração (PL nº 5.807/2013) proposto pelo Poder Executivo e aprovado pela Câmara dos Deputados, estando em análise no Senado. A proposta do Novo Marco é modernizar e impulsionar o desenvolvimento da mineração no País, mas também apresentar pontos de discussão, que têm sido alvos de resistência, a exemplo de questões jurídicas, regras arrecadatórias e a criação de uma Agência Nacional de Mineração. 
 
O evento segue até o fim da tarde, de hoje, está aberto a participação dos empresários do segmento de mineração no SENAI/ Rosiélio Porto, no bairro da Prata – Campina Grande, por trás do Centro de Formação Profissional do SENAI – Stenio Lopes.
 
 
Fiepb
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…

LEIA MAIS

O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre certificação de ouro de empresas atuantes no Brasil

6 de janeiro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza em janeiro pesquisa com as empresas produtoras de ouro que atuam no Brasil para estruturar…

LEIA MAIS