NOTÍCIAS

ENERMIN 2012 coloca Brasil no centro das discussões internacionais sobre gestão de energia na mineração

15 de agosto de 2012

rnO 2o Seminário Internacional de Gestão de Energia na Indústria da Mineração – ENERMIN 2012(www.enermin2012.com) será realizado no Brasil, de 10 a 12 de setembro, por iniciativa do IBRAM – Instituto Bra

rn

2o Seminário Internacional de Gestão de Energia na Indústria da Mineração – ENERMIN 2012(www.enermin2012.com) será realizado no Brasil, de 10 a 12 de setembro, por iniciativa do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração (www.ibram.org.br). O IBRAM conta com apoio institucional do setor elétrico, representado pela ABIAPE – Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (www.abiape.com.br).

rn

“Entre os principais fatores que motivam a realização do seminário está o contexto de crescente demanda e necessidades de alto investimento em energia em quase todo o planeta. Em vista disso, a energia é um recurso estratégico para a indústria da mineração, assim como para todos os demais segmentos produtivos”, explica o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que preside o Comitê Executivo do ENERMIN 2012.

rn

Nesta segunda edição, o evento abrange temas de grande interesse, como a busca por sustentabilidade na gestão energética, o transporte eficiente dos minerais, o uso de biocombustíveis e a preocupação com as mudanças climáticas e a emissão de gases.

rn

“Este é um debate pioneiro no País e de necessidade crescente. O desafio é aumentar a eficiência energética, diminuir os custos e estimular os estudos e a implementação de tecnologias de uso sustentável. Buscaremos, no ENERMIN 2012, agregar projetos e ideias de diversos lugares do mundo”, detalha o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura.

rn

Segundo o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM e integrante do Comitê Executivo do ENERMIN 2012, Rinaldo Mancin, o evento também será um fórum para avaliar a importância dos bens minerais para o desenvolvimento das fontes alternativas de energia, como as placas solares, as células fotovoltaicas as turbinas eólicas e as baterias de carros híbridos, já que demandam diversos minerais.

rn

Para Mancin, o ENERMIN 2012 será o palco ideal para também discutir as fontes alternativas de energia à disposição da indústria da mineração, tanto no Brasil como em outras partes do mundo.

rn

O intercâmbio de conhecimentos será um dos principais focos do evento, cuja realização tem a parceria da Gecamin – Conferencias para La Minería do Chile, da JKtech SMI Technology Transfer e da Universidade de Queensland, Austrália. Dos 200 estudos acadêmicos inscritos, 60 foram selecionados para apresentações de painéis e sessões técnicas ao longo do ENERMIN 2012. Lateralmente, o evento contará com sessões plenárias e discussões com a participação de entidades e autoridades convidadas.

rn

Entre os estudos aprovados na fase de seleção, estão experiências de países como Brasil, Austrália, Chile, Colômbia, Argentina, Irlanda, Suécia, Canadá e do Reino Unido. Os objetos de pesquisa vão desde modelos de gestão energética a análises de desempenho no uso de novas tecnologias. O seminário terá tradução simultânea inglês-espanhol-português.

rn

Serviço: ENERMIN 2012

rn

Data: 10 a 12 de setembro
Local: Hotel Fiesta Bahia Salvador, situado à Avenida Antônio Carlos Magalhães, 711 – Pituba – Salvador, BA.

rn

Inscrições antecipadas: até 31 de agosto pelo site www.enermin2012.com

rn

 

Fonte: Refrescante

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM promove em agosto a 9ªedição do CBMINA

28 de fevereiro de 2018

As inscrições para submissão de trabalhos podem ser feitas até o dia 13 de abril O Instituto Brasileiro de Mineração…

LEIA MAIS

Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS