ENERMIN 2012 coloca Brasil no centro das discussões internacionais sobre gestão de energia na mineração
10 de setembro de 2012
rnSalvador (BA) receberá importantes nomes da mineração e do setor energético mundial, bem como da pesquisa acadêmica, para debaterem os desafios da gestão de energia pelo setor mineral. rnO 2º
rn
Salvador (BA) receberá importantes nomes da mineração e do setor energético mundial, bem como da pesquisa acadêmica, para debaterem os desafios da gestão de energia pelo setor mineral.
rn
O
2º Seminário Internacional de Gestão de Energia na Indústria da Mineração – ENERMIN 2012(
www.enermin2012.com) será realizado no Brasil, de 10 a 12 de setembro, por iniciativa do
IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração (
www.ibram.org.br). O IBRAM conta com apoio institucional do setor elétrico, representado pela ABIAPE – Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (
www.abiape.com.br).
rn
“Entre os principais fatores que motivam a realização do seminário está o contexto de crescente demanda e necessidades de alto investimento em energia em quase todo o planeta. Em vista disso, a energia é um recurso estratégico para a indústria da mineração, assim como para todos os demais segmentos produtivos”, explica o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que preside o Comitê Executivo do ENERMIN 2012.
rn
Nesta segunda edição, o evento abrange temas de grande interesse, como a busca por sustentabilidade na gestão energética, o transporte eficiente dos minerais, o uso de biocombustíveis e a preocupação com as mudanças climáticas e a emissão de gases.
rn
“Este é um debate pioneiro no País e de necessidade crescente. O desafio é aumentar a eficiência energética, diminuir os custos e estimular os estudos e a implementação de tecnologias de uso sustentável. Buscaremos, no ENERMIN 2012, agregar projetos e ideias de diversos lugares do mundo”, detalha o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura.
rn
Segundo o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM e integrante do Comitê Executivo do ENERMIN 2012,Rinaldo Mancin, o evento também será um fórum para avaliar a importância dos bens minerais para o desenvolvimento das fontes alternativas de energia, como as placas solares, as células fotovoltaicas as turbinas eólicas e as baterias de carros híbridos, já que demandam diversos minerais.
rn
Para Mancin, o ENERMIN 2012 será o palco ideal para também discutir as fontes alternativas de energia à disposição da indústria da mineração, tanto no Brasil como em outras partes do mundo.
rn
O intercâmbio de conhecimentos será um dos principais focos do evento, cuja realização tem a parceria da Gecamin– Conferencias para La Minería do Chile, da JKtech SMI Technology Transfer e da Universidade de Queensland, Austrália. Dos 200 estudos acadêmicos inscritos, 60 foram selecionados para apresentações de painéis e sessões técnicas ao longo do ENERMIN 2012. Lateralmente, o evento contará com sessões plenárias e discussões com a participação de entidades e autoridades convidadas.
rn
Entre os estudos aprovados na fase de seleção, estão experiências de países como Brasil, Austrália, Chile, Colômbia, Argentina, Irlanda, Suécia, Canadá e do Reino Unido. Os objetos de pesquisa vão desde modelos de gestão energética a análises de desempenho no uso de novas tecnologias. O seminário terá tradução simultânea inglês-espanhol-português.
rn
Serviço:
ENERMIN 2012
Data: 10 a 12 de setembro
Local: Hotel Fiesta Bahia Salvador, situado à Avenida Antônio Carlos Magalhães, 711 – Pituba – Salvador, BA
rn
Fonte: Diga Salvador