rnO setor de mineração ganhará destaque em simpósios, mesas e fóruns no 46° Congresso Brasileiro de Geologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), realizado entre 30 de setembro e 5 de ou
rn
O setor de mineração ganhará destaque em simpósios, mesas e fóruns no 46° Congresso Brasileiro de Geologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), realizado entre 30 de setembro e 5 de outubro, em Santos.
rn
O tema principal dessa edição é “Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais”, que irá reunir especialistas de todo mundo a fim provocar uma reflexão com o uso racional e eficiente dos recursos naturais.
rn
A cidade escolhida para sediar esse evento foi pensada de acordo com a situação atual do Brasil, focalizando a riqueza petrolífera da Bacia de Santos, que é considera uma das mais importantes descobertas geológicas de todos os tempos. Além disto, a localização escolhida do 46º CBG tem maior facilidade de acesso, aeroportos, e proximidade do estado com maior número de associados da SBG. A estimativa é receber um público superior a 4.000 pessoas, entre pesquisadores, professores e estudantes das diversas instituições de ensino e pesquisa, profissionais de todos os segmentos relacionados à área, gestores públicos, lideranças políticas, empresas de serviços e a população em geral.
rn
De forma bienal, o Congresso Brasileiro de Geologia representa o principal fórum de divulgação, discussão e consolidação do conhecimento geocientífico do Brasil, empenhado em prover o desenvolvimento das Geociências no país e integrar os profissionais da área com discussões e apresentações de trabalhos técnico-científicos.
rn
Cerca de 40 convidados internacionais, renomados tanto nas áreas profissionais como acadêmicas, irão participar do evento. Entre os destaques das mesas estão “O setor mineral no Brasil e seus impactos econômicos e sociais”, coordenado por Onildo Marini, da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB) e Jorge Bettencourt da Universidade de São Paulo. Um Fórum especial que trata da prospecção irá apresentar os programas de exploração mineral do Grupo Bemisa, os programas exploratórios da CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), além de uma conferência sobre geofísica aplicada à prospecção de fosfatos e métodos de amostragem e análise geoquímicas aplicados à prospecção e exploração mineral.
rn
Outro grande destaque do 46º Congresso será a “Praia das Geociências”, uma área de 250 m² na orla de Santos que vai funcionar como um museu a céu aberto. Serão expostos painéis explicando os benefícios do setor petrolífero e mineral bem como um museu de minerais de rochas e atividades de educação ambiental. O acesso a esse espaço será gratuito e as visitas serão monitoradas por alunos universitários do curso de Geologia do estado de São Paulo.
rn
Reforçar as relações entre o mundo profissional e acadêmico é um dos objetivos do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, que conta com os patrocínios do Governo Federal, através da Petrobras, e da mineradora Vale.
rn
SERVIÇO
rn
46º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA
rn
Data: de 30 de setembro a 5 de outubro de 2012 em Santos (SP) – Brasil
rn
Local: Centro de Convenções do Grupo Mendes – Av. General Francisco Glicério, n° 206 – Santos / SP
rn
Mais informações: http://www.46cbg.com.br
rn
Fonte: In The Mine
A Alunorte anuncia novo acordo com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para pesquisa sobre o uso do resíduo da bauxita na…
LEIA MAISMultinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…
LEIA MAISDados se mostram superiores aos do 1º semestre de 2022. Mineradoras criam mais empregos e vão investir mais de US$…
LEIA MAIS