NOTÍCIAS

Entrevista Pedro Garcia: o País precisa se ajustar ao cenário internacional

29 de junho de 2017

Pedro Garcia é sócio da Veirano Advogados. Sua prática se concentra em projetos e operações locais e internacionais, inclusive na negociação e redação de contratos comerciais, M&As e financiamentos

Quais são os principais desafios referentes ao tema financiamento para projetos de mineração?

Em um cenário de retomada do otimismo no setor, as empresas de mineração voltam a disputar lugar de atenção para a captação de recursos para investimentos em pesquisa mineral, reavaliação de recursos e reservas, implementação e lavra de novos projetos. É fundamental que as empresas compreendam, portanto, as alternativas disponíveis para cada fase de seus projetos, seja através de parcerias, alienações de participações societárias, emissão de títulos, empréstimos, royalties, streaming etc. O correto e prévio entendimento de eventuais empecilhos cambiais, fiscais e regulatórios, em particular na constituição de garantias, são essenciais para o sucesso das empresas na captação de recursos.

Quais são as soluções, na sua opinião, para os entraves da captação de recursos no setor minerário brasileiro?

O país precisa se ajustar ao cenário internacional e facilitar as diversas formas de captação de recursos, modernizando sua legislação, especialmente sob o prisma cambial, fiscal e regulatório. Além disso, a adoção de critérios internacionalmente aceitos para a definição de recursos e reservas será crucial para uma maior participação das empresas de mineração no mercado de capitais brasileiro.

Que alternativas podem ser adotadas para melhorar o acesso a obtenção de créditos para projetos na mineração?

Não são apenas as empresas mineradoras brasileiras que concorrem com empresas mineradoras operando em outros países. O país como um todo concorre – como potencial destino de investimentos em mineração – com outros países tradicionalmente mineradores. É fundamental que se transmita segurança jurídica e regras claras e comparáveis às vigentes em países concorrentes. Garantido-se critérios efetivos na concessão de garantias sobre direitos minerários, segurança quanto à tributação aplicável e eliminação de barreiras à participação de estrangeiros, o país pode se tornar mais competitivo e atraente.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

26 de setembro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

27 de novembro | Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho

27 de novembro de 2018

Claudia Pellegrinelli, engenheira de segurança do trabalho, está à frente do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) desde…

LEIA MAIS