NOTÍCIAS

Escassez na mineração e na moda

2 de outubro de 2012

rnSetores da indústria como o mínero-metalúrgico e o de vestuário investem na qualificação de mão de obra para contornar um obstáculo talvez intransponível que preveem. Deste an

rn

Setores da indústria como o mínero-metalúrgico e o de vestuário investem na qualificação de mão de obra para contornar um obstáculo talvez intransponível que preveem. Deste ano até 2016, um consórcio formado em Minas por grandes mineradoras e empresas siderúrgicas estima a necessidade de contratação de 18 mil pessoas, de operadores de máquinas a engenheiros com alta especialização, informa o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura. “Podemos afirmar que a preparação de mão de obra não será um gargalo para o setor em Minas. As empresas estão se antecipando”, afirma.

rn

O Ibram mantém estimativas de investimentos de US$ 75 bilhões da mineração no Brasil dentro de cinco anos, apesar da queda dos preços internacionais do minério de ferro, o carro-chefe da produção mineral brasileira. O orçamento será revisto neste mês, a luz dos últimos acontecimentos na economia. Em Minas, a Vale pretende qualificar 2 mil pessoas até 2013, depois de já ter oferecido treinamento para 2,2 mil trabalhadores no ano passado. Por meio de uma programa de especialização, a companhia banca a pós-graduação para engenheiros e geólogos com até três anos de formação nas áreas de mineração, ferrovia e porto.

rn

Entre as indústrias do vestuário, além de um déficit estimado em 3 mil trabalhadores na Região Metropolitana de BH, o setor convive com a perda de mão de obra para setores como a própria construção civil, observa Michel Aburachid, dono da Marcel Philippe Jeans e presidente do sindicato das empresas do setor (Sindvest). “Apesar do mercado fraco, as empresas não têm mão de obra suficiente para atender bem os pedidos”, diz.

rn

 

Fonte: Estado de Minas

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos

3 de maio de 2021

Evento bate recorde de inscritos: 2800 participantes. 10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos Estudantes e profissionais…

LEIA MAIS

Na Fundação FHC, Raul Jungmann aponta oportunidades de investimentos para o Brasil por meio da mineração sustentável

5 de junho de 2025

Além de ser relevante para a economia de municípios, estados e da União, a mineração sustentável apresenta-se como oportunidade para…

LEIA MAIS

Agenda ESG da Mineração – começa nova etapa de coleta de dados das mineradoras

30 de maio de 2025

Ação vai até 18 de julho. Mineradoras, inclusive não associadas ao IBRAM, podem informar voluntariamente dados referentes aos 12 grandes…

LEIA MAIS