NOTÍCIAS

Escolas de Barcarena apresentam projetos socioambientais

4 de junho de 2013

Evento promovido pela Hydro Alunorte apresenta para os empregados os projetos desenvolvidos por escolas que integram o programa Bola Pra Frente, Educação Pra GenternEscolas municipais, estaduais e particulares que foram destaques no pro

rn

Evento promovido pela Hydro Alunorte apresenta para os empregados os projetos desenvolvidos por escolas que integram o programa Bola Pra Frente, Educação Pra Gente

rn

Escolas municipais, estaduais e particulares que foram destaques no programa Bola Pra Frente, Educação pra Gente, da refinaria Hydro Alunorte, apresentaram na manhã desta segunda-feira (03) os projetos socioambientais que realizam junto aos alunos e professores de Barcarena. A programação marcou a abertura da Semana Socioambiental 2013 da empresa, que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente levando a temática para dentro da refinaria. Os projetos apresentados integram o livro do projeto, lançado pelo segundo ano consecutivo em Barcarena.

rn

“Apresentamos para os empregados o que realizamos ao longo de todo o ano, todos os anos. 
Ou seja, não estamos debatendo o tema socioambiental apenas estes dias, mas dando a oportunidade de quem não conhece os projetos desenvolvidos de saber o que é feito e, de certa forma, prestar conta também dos investimentos que a empresa faz nesse sentido”, comenta Patrícia Segtowich, doutoranda da Universidade Federal do Pará (UFPA) e formadora de professores do programa Bola pra Frente.

rn

Patrícia, que tem como função colaborar com a formação dos professores das escolas que integram o programa da Hydro Alunorte, diz que a meta é fazer com que os projetos pensados pelas instituições de ensino sejam colocados em prática e gerem resultados concretos, não apenas estatísticos. “A cada ano damos um tema para que os professores desenvolvam algo junto aos alunos. Em 2012 a temática foi a violência. O resultado foi a redução, por exemplo, dos danos ao patrimônio e da pichação”, relata.

rn

Foi o que aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Professor José Maria Machado, localizada na cidade sede do município de Barcarena. As pichações nas paredes e cadeiras escolares levaram o colégio a realizar um programa de conscientização junto aos alunos. E o resultado foi além disso. Talentos foram descobertos, o que pode ser visto nos muros da escola. 
“Não fizemos palestras, mas sim bate-papos com os jovens. Explicamos a diferença entre pichação e grafite. Foi quando percebemos que muitos deles só queriam um espaço para se expressar. Hoje podemos ver isso nos muros”, conta Maria do Socorro Sousa da Silva, professora de sociologia e língua portuguesa e que coordena o Bola pra Frente dentro da escola.

rn

A descoberta destes talentos e o engajamento para que o projeto desse resultado reais rendeu à Maria Socorro o prêmio de professora destaque de 2012, algo que valoriza o empenho dedicado na conscientização dos jovens. “Não é uma tarefa fácil fazer com que os projetos elaborados sejam colocados em prática e gerem resultados. É um trabalho árduo que exige muita dedicação, por isso criamos esse prêmio para valorizar os professos e também alunos que se engajaram ao longo do ano”, explica Patrícia Segtowich.

rn

Os alunos possuem a oportunidade de participar ativamente dos projetos não somente como beneficiados. Jhonata Chaves foi eleito aluno destaque em 2012, quando ainda estudava na escola municipal Checralla Salim Khayat, em Barcarena. “Dentro do nosso projeto desenvolvemos uma HQ, ou seja, uma revistinha que contava história de um super-herói chamado de ‘Khayatinho’. Ele aparecia em situação de danos ao patrimônio escolar e alertava para o que isso representava”, lembra Jhonata, que atualmente faz parte do ARF (Alunorte Rain Forest), time de futebol que integra o Bola pra Frente, Educação pra gente e já tem uma missão para 2013. “Vamos levantar como os resíduos sólidos são tratados em Barcarena e depois comparar com o que é feito em Oslo. Espero trazer boas soluções de lá”, diz Jhonata, referindo-se à capital onde o time disputará a Copa da Noruega de futebol infantojuvenil, no final de julho.

rn

Sobre a Semana Socioambiental da Hydro Alunorte

rn

A Semana Socioambiental 2013 da Hydro Alunorte acontece nos dias 03 e 04 de junho. O evento, promovido pela Gerência de Meio Ambiente e Qualidade, traz para a refinaria os melhores projetos socioambientais desenvolvidos pelas escolas do programa “Bola pra Frente Educação pra Frente”, uma exposição sobre o tema sustentabilidade, na Área de Lazer, palestras, concursos de frases e apresentação teatral sobre o tema. A programação  marca as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

rn

 

rn

 

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Desafios de gestão territorial na Amazônia é tema da reunião dos associados do IBRAM

10 de outubro de 2022

Mineração na Amazônia, garimpo ilegal, legislação equivocadamente favorável à ilegalidade, dificuldades de controle de compra e venda de ouro na…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS