
As gerentes de Sustentabilidade, Cláudia Salles, e de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues, e a coordenadora de Assuntos Associativos e Mudança de Clima, Luisa Rates, representaram o IBRAM no “Brazil Lithium & Critical Minerals Summit 2025”, realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 3 e 5 de junho. O evento buscou promover a colaboração, a inovação e o investimento no mercado brasileiro de lítio, níquel, grafite, elementos de terras raras e outros minerais essenciais que impulsionam a revolução da energia limpa.
Nesta 4ª feira (4/6), Cinthia Rodrigues mediou o painel “Investor spotlight. Foreign investment simplified / Destaque para o investidor. Investimento estrangeiro simplificado”. O Summit contou com a participação de delegações de mais de 30 países, e ofereceu uma perspectiva verdadeiramente global sobre o setor de lítio e minerais críticos, facilitando colaborações e investimentos internacionais.
Cláudia Salles foi palestrante no painel “Advocacy in the Critical Minerals Regulatory Framework / Advocacia na estrutura regulatória de minerais críticos”. Ela abordou temas variados, como o Green Paper apresentado pelo IBRAM em maio “Os minerais críticos e estratégicos na COP30 – Avançar com uma política para os brasileiros e para o mundo”; os eixos de abordagem e recomendações do IBRAM para o Brasil elaborar uma abrangente política pública para estimular a produção de minerais críticos e estratégicos; o projeto de lei nº 2780/24 (cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos), que tramita na Câmara dos Deputados, cujo conteúdo foi inspirado no trabalho técnico produzido pelo Instituto. Este painel foi mediado por Luisa Rates, que também participou como palestrante do painel “Women in Mining / Mulheres na Mineração”, mencionando os compromissos do IBRAM e dos associados em promover a equidade de gênero e a ascensão das mulheres nas carreiras profissionais do setor.
O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….
LEIA MAISQual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…
LEIA MAISA Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.
LEIA MAIS