NOTÍCIAS

Está aberta a oitava edição da Olimpíada do Conhecimento

1 de setembro de 2014

Maior torneio de educação profissional das Américas com provas em Belo Horizonte de 3 a 6 de setembro é estratégia para fortalecer ensino técnico no país Foi dada a largada para a oitava edi&ccedi

Maior torneio de educação profissional das Américas com provas em Belo Horizonte de 3 a 6 de setembro é estratégia para fortalecer ensino técnico no país
 
Foi dada a largada para a oitava edição da Olimpíada do Conhecimento, a competição que reúne os melhores profissionais do país em ocupações técnicas. De 3 a 6 de setembro, cerca de 800 jovens de até 21 anos formados em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de Institutos Federais de Tecnologia participarão de provas que simulam desafios do dia a dia do mundo do trabalho. As delegações dos 26 estados e do Distrito Federal foram apresentadas durante a cerimônia de abertura na tarde deste domingo (31), no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG). As competições – durante a semana – ocupam um espaço de 105 mil metros quadrados no Expominas, também na capital mineira.

Presente à abertura do torneio, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, destacou a importância da formação profissional para a qualidade do que é produzido no país. “Não existe um país rico e forte sem que sua indústria também seja forte. E não existe indústria forte e competitiva sem que seus profissionais estejam bem qualificados”, disse, Para ele, a Olimpíada do Conhecimento é uma oportunidade para que os jovens conheçam as opções oferecidas e os caminhos de sucesso a quem escolhe fazer a educação profissional.

rn

O evento 

rn

 

rn

Realizado a cada dois anos desde 2001- avalia as habilidades técnicas dos participantes com base em padrões internacionais de excelência, levando em conta ainda critérios de segurança no trabalho. A competição deste ano avalia 58 ocupações, dessas, 48 são da indústria, sete do setor de serviços e três da agropecuária.

rn

O desempenho dos competidores estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

rn

Foco no mercado de trabalho 

A estudante Vanessa Lourdes da Silva, 18 anos, do curso de jardinagem do SENAI em Cuiabá, acredita que terá um futuro brilhante pela frente. “Ao participar da Olimpíada do Conhecimento, eu saio na frente dos meus colegas. Sou uma profissional muito bem preparada para enfrentar o mercado de trabalho”, disse Vanessa, antes de participar da abertura da competição.

rn

Edimeire Novaes, 20 anos, aluna do curso de panificação da escola do SENAI no Gama, no Distrito Federal, também garante que a educação profissional é decisiva para a construção de uma carreira. “Eu pretendo investir ainda mais na educação e ser uma profissional reconhecida na minha área”, afirmou Edimeire. Nesta Olimpíada, ela compete na ocupação de panificação e promete levar para cada uma medalha. “Estou preparada. Treinei muito e acho que posso ganhar.”

rn

Trabalhar no SENAI e formar novos profissionais é sonho de Marcos Fioravante, de 18 anos. Ele estuda na escola do SENAI de Dourados, em Mato Grosso do Sul, e compete na ocupação de soldagem.  “O SENAI foi muito importante na minha vida e eu quero ensinar outros estudantes a chegar onde eu cheguei”, disse Marcos.

rn

Vencedores

Antes de declarar aberta a OC2014, o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, ressaltou a importância dos professores na formação dos alunos e lembrou que os jovens que chegaram à etapa nacional já são todos vencedores. “Vocês serão brilhantes no mercado de trabalho, mas vocês ainda são poucos. O Brasil precisa de mais gente na educação profissional”, afirmou.

rn

Como parte da estratégia de disseminar informações sobre o ensino técnico, os quatro dias de provas no Expominas serão abertos à visitação do público. Além da competição, haverá uma série de atividades especiais que revela como a indústria une educação e tecnologia para se tornar mais competitiva. Os visitantes poderão ver 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero, seis estações geodésicas sendo operadas pelos competidores.

rn

Para participar da disputa, os estudantes, com menos de 21 anos de idade, devem ter, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou ainda formação técnica de nível médio na área. A Olimpíada do Conhecimento tem início nas escolas, quando professores identificam alunos de destaque e os convidam para treinar para os torneios locais. A etapa estadual é a fase classificatória para a nacional. Nesse processo, os competidores chegam a se dedicar oito horas diárias durante meses para alcançarem os melhores resultados. O mais bem colocado em cada uma das modalidades da fase nacional deste ano concorre a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, será realizada  em São Paulo.

rn

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Olavo Machado deu boas vindas aos competidores e disse que Minas Gerais está de braços abertos e muito orgulhosa em receber a edição 2014 da OC. Machado ressaltou para os competidores que esse é um momento de convivência plena entre os representantes de todos os estados e que, nessa disputa, todos saem ganhando: os estudantes, as empresas e o Brasil.

rn

 

rn

 

rn

 

 

Fonte: CNI

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub abre inscrição para 15 desafios de inovação

3 de novembro de 2020

O  Mining Hub – primeiro hub de inovação aberta no mundo, subsidiado por 22 mineradoras e 16 fornecedores, abre inscrições…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para as rodadas de negócios híbridas na EXPOSIBRAM 2023

7 de julho de 2023

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores da cadeia mineral poderão negociar propostas comerciais diretamente junto às mais importantes…

LEIA MAIS

IBRAM realiza Seminário sobre ESG da Mineração

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e as mineradoras associadas estão à frente de um ousado projeto de transformação do…

LEIA MAIS