NOTÍCIAS

Estado e Vale impulsionam geração de 4 mil novos empregos em Sergipe

26 de julho de 2012

rnNa tarde desta quarta-feira, 25, a secretária internina do Trabalho, Maria Luci Silva, se reuniu com representantes da Vale, Senai e das secretarias de Estado do Trabalho (Setrab), Inclusão Social (Seides) e Planejamento, Or&cced

rn

Na tarde desta quarta-feira, 25, a secretária internina do Trabalho, Maria Luci Silva, se reuniu com representantes da Vale, Senai e das secretarias de Estado do Trabalho (Setrab), Inclusão Social (Seides) e Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) para aprofundar discussões sobre a geração de mais de 4 milempregos no Projeto Carnalita.

rn

Durante a abertura do evento, Maria Luci destacou a importância da parceria para incrementar novos postos de trabalho. “Ficamos satisfeitos com essa parceria pela importância da Vale na qualificação e inclusão do pessoal e estamos à disposição para contribuir que esse projeto avance e fortaleça a política pública do emprego”.

rn

No decorrer do encontro, foi exibido um pequeno filme que explana a estrutura da Vale e a carnalita, bem como as reservas de cloreto de potássio em território sergipano. Ali também enfocou todo o processo técnico de produção, distribuição, cristalização e estoque do mineral atrelado à responsabilidade socioeconômica e ambiental.

rn

“A intenção é atrair mão de obra local a partir de um planejamento de ética, segurança e treinamento que a Vale tem. Nesse processo, há linhas de construção e, juntamente com o Senai, haverá centros de treinamento voltados para as funções mais comuns para inserir no mercado de trabalho”, explicou Juri Abbatantuono, gerente geral e líder executivo do Projeto Carnalita.

rn

Conforme Marco Aurélio, líder sênior de construção, a mão-de-obra direcionada à construção se dividirá em três áreas: construção civil, mecânica e elétrica, com previsão de setembro de 2013 a abril/maio de 2015. “Construiremos prédios e canteiros para fazer a estrutura do empreendimento. Inclusive saúde e segurança serão trabalhadas em conjunto, para que sejam incorporadas como cultura”, salientou.

rn

A Vale detalhou as funções por cada área de trabalho e o quantitativo de profissionais necessários em cada uma delas. Ficou acordado que os bancos de dados do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), Senai e Vale serão compartilhados para atender à demanda com a agilidade necessária.

rn

Cursos

rn

O Senai vai ofertar cursos que contemplam os segmentos de construção civil, mecânica e elétrica. “Esses cursos formarão profissionais para atender as necessidades da Vale no período e na hora correta”, destacou Flávio Lima, gerente de educação profissional do núcleo de desenvolvimento.

rn

Na Construção civil as capacitações serão para ajudante de pedreiro, pedreiro de alvenaria, pedreiro de acabamento, ajudante de carpinteiro, carpinteiro e armador de ferragens. Em Mecânica para ajudante de mecânico, caldereiro de manutenção, mecânico montador/ajustador e soldador. Na parte Elétrica para auxiliar de eletricista, eletricista e eletricista de força e controle.

rn

Projeto Carnalita

rn

Em abril deste ano o presidente da Vale, Murilo Ferreira, e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, assinaram a renovação do contrato de arrendamento de ativos e direitos minerários de potássio, em Sergipe. O acerto entre estas empresas permitem o arrendamento de mais três décadas para a exploração de reservas de carnalita, minério do qual se extrai o cloreto de potássio, cuja concessão pertence à Petrobras.

rn

Estima-se que o Projeto Carnalita poderá produzir um volume de 1,2 milhão de toneladas à produção de potássio em Sergipe. O projeto prevê ainda a geração de aproximadamente 4 mil empregos, entre empregados próprios e terceiros, em fase de construção, bem como de mil empregos na fase de operação.

rn

 

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS

Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS

Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS